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Aos 25 anos, Carrefour se redescobre na região
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
09/07/2006 | 08:05
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Há mais de 25 anos no Grande ABC, a rede de hipermercados Carrefour reforça sua estima pela região e investe R$ 60 milhões em mais duas unidades em São Bernardo. A iniciativa de abrir novas lojas – que serão inauguradas nos próximos dois meses – abre mais 700 oportunidades de trabalho. E assim a empresa varejista francesa declara seu amor pelo mercado local – namoro que rende bons frutos para ambos os lados.

As lojas vão ficar no bairro do Taboão, com 6,1 mil m² de área de venda, e Demarchi, com 7,5 mil m² de loja. O objetivo é atender 250 mil famílias nessas áreas, com lojas menores, dentro dos novos conceitos que estão sendo implantados nas outras unidades da rede. Um desses conceitos é localizar os produtos de mesmo segmento por cores nos corredores, assim facilitando a compra e aumentando o conforto do consumidor.

“O Carrefour vê o Grande ABC como uma região altamente importante quanto ao potencial de mercado por conta do crescimento econômico e populacional apresentado nos últimos anos”, afirma Ricardo Venturini, diretor operacional da rede. Na região, são seis unidades, que empregam 2,8 mil pessoas, além da loja Anchieta, que fica próxima da divisa de São Paulo e São Bernardo e atrai consumidores de várias cidades.

Em cada unidade, são mais de 70 mil produtos de diversos segmentos. Só de marca própria são quase 2 mil itens, tanto alimentar, higiene, limpeza, bazar, têxtil quanto eletroeletrônicos. No ano passado, o Carrefour reformulou as embalagens dos produtos que levam sua marca e para este ano prepara o lançamento de um cesta de 28 itens básicos de marca própria.

Quando a questão é o público, as lojas seguem um conceito base para os grandes hipermercados: o sortimento máximo. “É uma gama que procura ser democrática e permite a compra de todas as classes sociais. Todos com qualidade. Produtos básicos são comprados por todos, independente de poder aquisitivo, mas oferecemos um mix maior e no mesmo local para trazer conforto ao cliente”, conta Venturini.

Para o diretor, as lojas são geradoras de desenvolvimento. “Cada unidade também se torna um pólo comercial, oferecendo espaço para lojas menores e serviços. Nos vemos como parceiros na região para movimentar a roda da economia em termos de desenvolvimento. Em empregos indiretos são cerca de 6 mil, na área de tercerizados – segurança, limpeza –, nas partes comerciais, pontos de táxi, entre outros”, diz.

Serviços – Só o cartão da rede, que oferece descontos, maiores parcelamentos e trabalho com o conceito de pré-crédito, são 300 mil clientes no Grande ABC. Segundo a companhia, há mais lojas atendendo a região do que em alguns Estados brasileiros, como Minas Gerais, por exemplo, que tem seis unidade ao todo.

Outro serviço que está sendo agregado nas novas lojas são as drogarias, que vão ao encontro da meta de melhorar atendimento e oferecer toda a gama de produtos possíveis para os clientes realizarem suas compras em um único local. “O Carrefour vem cada vez mais ampliando os seus serviços para que encontre tudo dentro das lojas. Como as galerias comerciais, que oferecem serviços bancários, lavanderias, entre outros. É a aplicação do conceito de segurança e conforto para o cliente”, explica Venturini.

História – A primeira loja do Carrefour na região foi aberta em 1980, no bairro Humaitá, em Santo André. Também lá que foi implantado o primeiro posto de gasolina de hipermercado, em 1993, trazendo um novo serviço para os clientes da rede.

Também no Grande ABC foi implantado um dos primeiros formatos Carrefour Bairro, neste ano. O supermercado que carregava a bandeira Champion adotou o como proposta trazer produtos de maior valor agregado e com maior atenção para os perecíveis. É uma oportunidade de aproximar a empresa de seu consumidor, se tornando um mercado de bairro.

Ainda para este ano, a previsão da rede varejista é abrir mais 15 lojas no país e modernizar as outras já existentes, um investimento orçado em R$ 700 milhões.




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