Internacional Titulo
Atentado contra xiitas no Paquistão deixa pelo menos 19 mortos
Da AFP
27/05/2005 | 11:05
Compartilhar notícia


Pelo menos 19 pessoas morreram nesta sexta-feira em um atentado suicida contra um templo muçulmano de Islamabad, no Paquistão. Trata-se de mais um episódio do confronto entre sunitas e xiitas no país, que desde o começo dos anos 90 deixou cerca de 4 mil mortos.

Centenas de pessoas, em sua maioria xiitas, estavam reunidas no templo de Bari Imam quando ocorreu a violenta explosão. "Parece que foi um atentado suicida, um ato de terrorismo", afirmou o subchefe da polícia de Islamabad, Tariq Pirzada. "Encontramos um corpo mutilado e suspeitamos que se trata do autor do ataque ", acrescentou.

Quase 80 feridos foram internados em vários hospitais de Islamabad, alguns deles em estado grave.

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, expressou seu profundo pesar e ordenou uma investigação para encontrar os responsáveis pelo ato terrorista.

As duas principais denominações muçulmanas — os xiitas e os sunitas — reivindicam o controle do templo. O prédio, que está situado na localidade de Nurpur, ao norte de Islamabad, rende tributo ao guia espiritual Shah Abdul Latif Kazimi, chamado também de Bari Imam, e milhares de fiéis se reúnem a cada mês de maio para celebrar o aniversário de sua morte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;