Política Titulo
Pedido de impeachment de FHC deve ser rejeitado por Temer
Do Diário do Grande ABC
26/05/1999 | 09:25
Compartilhar notícia


Os líderes dos partidos de oposiçao na Câmara pretendem apresentar nesta quarta, no plenário, uma denúncia contra o presidente da República, tendo como base as acusaçoes de que ele teria interferido no processo de privatizaçao do Sistema Telebrás. O pedido de instauraçao de um processo de impeachment, que acompanhará a denúncia, deverá ser rejeitado pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), a exemplo do que já aconteceu no início do mês com iniciativa semelhante.

Os líderes governistas estao seguros da rejeiçao da denúncia, mesmo que a oposiçao recorra ao plenário, mas nao disfarçam a preocupaçao com o desgaste que as denúncias podem causar ao governo. "Nao tenho dúvidas de que o governo defendeu o interesse público no processo de privatizaçao da Telebrás, mas o que essas denúncias passam para a opiniao pública é uma imagem ruim", lamenta o líder do governo na Câmara, Arnaldo Madeira (PSDB-SP). Ele afirma que a base governista está unida - o que foi demonstrado ontem na articulaçao dos líderes, que nao titubearam em sair em defesa do presidente Fernando Henrique, a maioria usando o mesmo discurso - de que a denúncia nao passa de "prato requentado". Essa demonstraçao tranqüiliza o governo, mas nao afasta a sombra da CPI. Os parlamentares da oposiçao acreditam que a insatisfaçao de integrantes da base governista pode ajudá-los a conseguir as assinaturas necessárias (171 na Câmara e 27 no Senado) para a instalaçao de uma CPI mista.

Muitos dos insatisfeitos aproveitariam a oportunidade para chantagear o governo, como já aconteceu em outras ocasioes. Nesse caso, os líderes teriam que pressionar suas bancadas, o que resultaria em mais desgaste ao governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;