Internacional Titulo
México: generais são condenados por ligação com narcotráfico
Por Da AFP
02/11/2002 | 10:56
Compartilhar notícia


Os generais mexicanos Francisco Quirós e Arturo Acosta Chaparro foram condenados nesta sexta-feira pela justiça militar do México a 16 e 15 anos de prisão por envolvimento com o tráfico de drogas. Os dois militares, presos há cerca de dois anos, foram julgados por um Conselho de Guerra durante esta semana.

Os generais Quirós e Chaparro eram acusados de dar proteção ao finado narcotraficante Amado Carrillo ("El Señor de los Cielos"), mas não respondiam diretamente por tráfico de drogas.

Segundo o especialista em segurança Jorge Fernández, a condenação dos dois generais foi "um exemplo importante para as estruturas do poder, especialmente o Exército, onde há certas práticas proibidas".

Isto representa "o fim de um processo dentro do Exército" mexicano que começou com a queda do chefe do combate às drogas, general Jesús Gutiérrez Rebollo, em 1997.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;