De olho no transito Titulo
Fórum Cidades Amigáveis

Entre as ações que tornaram as cidades européias amigáveis...

Por Cristina Baddini
15/06/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Entre as ações que tornaram as cidades européias amigáveis estão a meta de eliminar o consumo de combustíveis fósseis e reduzir as emissões de gás carbônico em 80% até 2050, a boa qualidade do ar, grande quantidade de áreas verdes e recreativas, planos de preservação da água e excelência em transporte público, além das ciclovias e ciclofaixas existentes em todas elas. 

O estímulo ao transporte não motorizado ajuda a proteger o meio ambiente e ainda melhora o condicionamento físico da população. A bicicleta é um veículo de bairro, pode percorrer território de 6 quilômetros de raio. Nesses curtos trajetos, a segurança de circulação é fundamental. O importante nas nossas cidades é ter ruas amigáveis, não necessariamente dotadas de ciclovias, infraestrutura que depende de se poder dispor de espaços cada vez mais escassos, senão indisponíveis no viário - quase nunca dotadas de condições de abrigar ciclofaixas -, mas nas quais a baixa velocidade das bicicletas (15 a 20 km/h) não deveria ser ameaçada pela velocidade do tráfego, nos limites permitidos pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), de 30 km/h em vias locais.

EVENTO EM SÃO CAETANO

O Fórum Cidades Amigáveis é um evento da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) em parceria com a Prefeitura de São Caetano e que tem por objetivo proporcionar a reflexão e a discussão sobre o uso do espaço viário. O evento irá fortalecer a ideia de ações mais saudáveis, como a caminhada e o uso da bicicleta, a rua como espaço de reencontros e de convivência. Não há nenhuma razão para que a lógica do uso irrestrito do automóvel prevaleça nas cidades.

Portanto, o I Encontro de Cidades Amigáveis proporá reflexão saudável e oportuna sobre a mudança cultural necessária para modificar os hábitos de deslocamento na metrópole. O evento deve começar às 9h do sábado, no campus II da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), que está localizado na Rua Santo Antonio, 50, Centro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. 

PASSEIO CICLÍSTICO

Para o domingo estão previstas atividades ao ar livre na Avenida Keneddy. Haverá uma bicicletada e durante toda a manhã, as crianças poderão brincar com as bikes da Secretaria de Mobilidade Urbana, acompanhadas por monitores.

Além da priorização dos lugares entre os deslocamentos e o habitat, na escala do projeto urbano, e também dos diferentes usos do espaço público, o I Encontro de Cidades Amigáveis proporá reflexão sobre as variadas formas de deslocamento na aglomeração urbana. Nesse sentido será realizada uma atividade no domingo onde pessoas sem deficiência terão a oportunidade de enfrentar situações vividas diariamente por pessoas com deficiência visual, física ou auditiva. Serão utilizadas cadeiras de rodas, bengalas, vendas, protetores auriculares e mostraremos às pessoas o quanto é importante um passeio público acessível. 

PEDALAR É BOM

Não se exige dos ciclistas que tenham conhecimento prévio das regras de trânsito. Por isso é importante a montagem de ações, programas educativos e campanhas permanentes sobre as técnicas do que é chamado de pedal defensivo. Os ciclistas em geral, aprendem na prática as regras de convivência no trânsito. O problema é que os motoristas também não têm nenhum treinamento para o tráfego compartilhado.

Finalmente, pedalar é bom para todos. Se houver menos carros nas ruas, teremos mais espaço, mais qualidade de vida, um ar mais respirável e menos barulho, acidentes, e estresse no trânsito. É preciso desenvolver um senso de cidadania no qual cada um tenha consciência de seu papel no futuro do planeta. 

É preciso ter ousadia no cotidiano e tentar se deslocar de uma maneira sustentável Não deixe de acompanhar o evento!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;