Memória Titulo
Os 65 anos do Independente de Mauá

Independente FC, de Mauá, celebra amanhã mais um aniversário, já que foi fundado em 17 de abril de 1945. São 65 anos de história. As origens...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Independente FC, de Mauá, celebra amanhã mais um aniversário, já que foi fundado em 17 de abril de 1945. São 65 anos de história. As origens do Independente estão diretamente ligadas à AA Industrial. Um grupo de jovens jogadores, sem espaço no Industrial, promoveu dissidência e criou o novo clube. Coube a outro clube veterano de Mauá, a AE Mauá (antigo Pilar FC) colaborar com a nova agremiação, cedendo sua sede para as primeiras reuniões.

Quem tem reunido e sistematizado a história do Independente é a pesquisadora Joana Bergamaschi.

Sobre a foto de hoje, Joana escreve:

1 - Houve um desfile e uma homenagem ao Torino da Itália em 1949, cujos jogadores morreram num acidente aéreo.

SANGUE E LUTO

O desastre que vitimou a delegação do Torino ocorreu em 4 de maio de 1949, no retorno de um amistoso em Portugal. O nevoeiro cobria a cidade quando o bimotor da Alitalia com a delegação choca-se numa das torres da basílica de Turin, na colina de Superga.

O local do desastre virou atração turística, com a colocação regular de flores até hoje, 60 anos depois.

Trabalhadores

Nascem em 16 de abril:

1912 - José Mauricio do Nascimento Filho. Natural de Pernambuco. Associado nº 849 do Sindicato dos Químicos. Mestre da Cibra. Residência: Rua Oswaldo Cruz, 1800, São Caetano.

1920 - Zacharias Fleury de Camargo. Natural de Santo André. Associado nº 919 do Sindicato dos Químicos. Almoxarife da Rhodia Química. Residência: Rua Aimberê, 393.

Fonte - 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia Nacional da Voz.

SANTOS DO DIA

Bento José Labre, Bernadete Soubirous (na estampa), Calisto de Corinto, Gracia, Júlia, Marçal e Penha.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

A greve dos 41 dias - 16º dia

Difícil fazer a cobertura da greve dos metalúrgicos do ABC em 1980. Era preciso estar em todos os lugares, e não apenas nos locais das assembleias. Um dos pontos eram os distritos policiais, para onde eram conduzidos os grevistas flagrados fazendo piquetes, o que contrariava a lei 4.330, a chamada lei de greve.

Entre os plantonistas estava Ricardo Hernandes, repórter-fotográfico. Fez carreira no Diário. Chegou a editor de Fotografia. Depois enveredou na área automobilística: por muitos anos foi assessor de comunicação da GM. Hoje é homem de TV, afeito aos temas econômicos, com destaque, claro, à produção automotiva.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 16 de abril de 1980

Destaque - Macedo (Murilo, ministro do Trabalho) não fala em intervenção (nos sindicatos) e afirma que a lei será cumprida; decisão do TRT (que julgou ilegal a greve dos metalúrgicos) não é acatada.

Editorial - Greve se complica por falta de lei adequada.

Internacional - Jean-Paul Sartre, filósofo francês, morre aos 75 anos.

EM 16 DE ABRIL DE...

1970 - Carlos Eduardo Paes Barreto recebe o título de Cidadão de São Caetano. Engenheiro-químico, ele foi presidente da Petroquímica União e fundador da Refinaria de Capuava.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;