Economia Titulo
BC indica alta de todas as previsões de inflação
Por Do Diário OnLine
Com Agências
24/10/2005 | 10:20
Compartilhar notícia


Todos os indicadores de inflação estão em alta, tanto no varejo quanto no atacado, e tem relação com a recente alta dos combustíveis, indica o Boletim Focus, divulgado pelo BC (Banco Central) nesta segunda-feira. A pesquisa foi realizada com uma centena de analistas de mercado e instituições financeiras, na última sexta-feira.

De acordo com a média das projeções, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deste mês subiu de 0,45%, na semana passada, para 0,53%. Com isso, a estimativa de IPCA no ano passou de 5,22%, na pesquisa anterior, para 5,31%, ao mesmo tempo em que a previsão para os próximos 12 meses subiu de 4,69% para 4,71%.

O IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) da USP (Universidade de São Paulo), que mede o comportamento de preços na capital paulista, também está em alta, e aposta em inflação anual de 4,63%, contra projeção de 4,55% na semana passada.

Os preços no atacado também inverteram o sinal de queda, que vinha se registrando há cinco meses, e o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) aumentou de 1,39% para 1,54% na semana, enquanto o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) evoluiu de 1,36% para 1,58%.

Os números apontam que não houve alteração quanto à previsão de inflação dos preços administrados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, água, saneamento, educação, medicamentos, transporte urbano e outros). A alta acumulada desses produtos e serviços no ano deve ser de 7,50%, com estimativa de queda para 4,85% no ano que vem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;