Política Titulo Diadema
Lauro insiste em Márcio, mas acena para Pretinho

Prefeito encaminha plano B, mas pede a aliados que convençam ex-vice a disputar a sucessão

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
21/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), tem insistido internamente para que o deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos), seu ex-vice, seja o candidato do governo à sucessão, em 2020. Paralelamente, o verde encaminhou na semana passada a escolha de um substituto, já que o parlamentar tem afirmado que não deseja disputar.

Lauro se reuniu com a cúpula do Paço, na quarta-feira, para revelar o desempenho de aliados testados em pesquisas e dar início à escolha do plano B. A sondagem, segundo os verdes, mostra que o presidente da Câmara, Pretinho do Água Santa (DEM), aparece à frente dos demais nomes governistas colocados nas apostas, como a secretária Regina Gonçalves (PV, Habitação) e o vereador Marcos Michels (PSB). Também parlamentar, Rodrigo Capel (PV) desistiu de brigar pelo posto.

Embora ainda não tenha cravado o nome de Pretinho como candidato do governo, Lauro acenou para essa possibilidade. Segundo aliados do prefeito, foi a primeira vez que o verde indicou que pode escolher o parlamentar. Ainda assim, dizem os governistas, Lauro tem pedido que aliados tentem convencer Márcio a recuar e a aceitar o convite.

Pretinho não confirmou, tampouco negou a reunião com o prefeito. O parlamentar preferiu desconversar sobre a possibilidade de ser escolhido candidato. “Se meu nome estiver colocado, eu fico feliz. Ninguém constrói nada sozinho, se o grupo também decidir que eu possa ser o representante deles, para mim vai ser um prazer. Aceito o desafio, se for decidido pelo grupo”, disse.

OPOSIÇÃO
A possibilidade de o governo escolher Pretinho como candidato governista animou opositores do PT, que já têm como pacificada a definição da candidatura do ex-prefeito José de Filippi Júnior (1993-1996; 2001-2004 e 2005-2008). Petistas enxergam a possibilidade de o potencial eleitoral de Pretinho se fortalecer com apoio da máquina, mas não o suficiente para triunfar sobre um ex-prefeito.

Já Márcio guarda a sete chaves a decisão, embora assegure a aliados que pretende cumprir integralmente seu mandato na Assembleia Legislativa. Ao Diário, o parlamentar desconversou sobre o projeto. “Sabemos que toda prefeitura tem comando, e em Diadema não é diferente. Estou aguardando o prefeito Lauro Michels tomar algumas decisões. Ele vai se reunir com o secretariado (para debater sucessão). Depois posso começar a pensar nessa possibilidade. Vou aguardar uma resposta”, despistou.

(Colaborou Daniel Tossato) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;