Cena Política Titulo
Peso da TV em xeque na eleição
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A corrida eleitoral entra na semana derradeira e colocará à prova o poder da televisão no pleito. O ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) se esforçou para atrair o apoio do chamado Centrão justamente para ter maior tempo no horário eleitoral – até porque a adesão mesmo desses partidos não se configurou na campanha tucana. O mesmo fez o atual governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que costurou coligação que proporcionasse espaço considerável na TV para que ele pudesse se tornar conhecido e, assim, enfrentar rivais já com recall eleitoral. Até agora, pesquisas de intenções de voto colocam Alckmin e França longe do protagonismo eleitoral. Os dois, internamente, apostam justamente nesta semana, quando a população estiver mais atenta ao processo político, para alavancar os projetos. Caso não consigam, todo marketing eleitoral precisará ser revisto.

Retorno – 1
Uma das figuras que integram o grupo de apoio do candidato a deputado federal Júnior Orosco (PDT), Gilberto João de Oliveira foi nomeado pelo prefeito Atila Jacomussi (PSB), de Mauá, para ser secretário de Obras. Advogado, Gilberto estava na função desde que o próprio Orosco deixou o comando da Pasta, no ano passado. Ele foi um dos diversos secretários demitidos por Alaíde Damo (MDB) em seu período à frente da Prefeitura. Embora Atila não fale abertamente, nos bastidores, autorizou parte de seu bloco político a apoiar a candidatura de Orosco.

Retorno – 2
Quem também voltou de maneira oficial foi a primeira-dama de Mauá, Andreia Rolim Rios. Sua nomeação para ser secretária de Política para Mulheres foi efetivada pelo marido, o prefeito Atila Jacomussi (PSB). Até então, a Pasta era chefiada pela mulher do vereador de São Bernardo Rafael Demarchi (PRB), Laura Demarchi.

Apoio
Vereador mais bem votado do Grande ABC em 2016, mas que há mais de ano não exerce o mandato, Roberto Rautenberg (PRB), de Santo André, tem apoiado a candidatura de Gustavo Palmieri (PSB) a deputado federal neste ano. Para estadual, não há adesão fechada. Aliados do vereador têm circulado pela cidade com adesivos do presidente da Câmara, Almir Cicote (PSB), mas há figuras próximas do parlamentar que defendem outros nomes.

Regras
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), baixou decreto de alerta aos servidores públicos sobre conduta deles durante o processo eleitoral. Dentre as regras, foram estabelecidas as proibições de participar de ato político durante expediente (exceção a quem estiver licenciado ou em férias) e de circular pelas dependências de órgãos públicos com materiais de candidatos. “O descumprimento das normas previstas neste decreto ensejará a abertura de processo administrativo disciplinar e a devida punição, nos termos do Estatuto do Servidor Público Municipal vigente”, avisou o tucano.

Turismo
O Comtur (Conselho Municipal de Turismo de São Bernardo) se reuniu, em sessão extraordinária, para debater sobre a viabilidade de pedido ao governo do Estado para que recursos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) sejam empregados em restauro do Parque Cidade da Criança.

Manifestação
Na tentativa de rebater os protestos marcados para hoje, no Largo da Batata, região central da Capital, contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), aliados do candidato preparam atos de defesa do deputado federal. Um deles acontece hoje, pela manhã, no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro de Santo André. O objetivo é descer o calçadão, depois percorrer ruas em carreata e terminar a atividade no Paço. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;