Memória Titulo
E o Grande ABC insiste em perder seus bens mais caros

Duas notícias, em forma de denúncias, chegam à Memória: em Ribeirão Pires começou a derrubada de antigas casas da pedreira...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Duas notícias, em forma de denúncias, chegam à Memória: em Ribeirão Pires começou a derrubada de antigas casas da pedreira; em Santo André a ameaça paira sobre antigo imóvel que abrigou a Rádio Emissora ABC, na Rua Alcides de Queirós, bairro Casa Branca. Não seria possível pensar melhor os casos e manter esses bens?

PEDREIRA - A derrubada das casas da antiga pedreira, em Ribeirão Pires, lembra a triste cena dos anos 1980, quando se derrubou, na mesma cidade, a Fazenda Bandeirantes, mesmo com uma série de reportagens aqui no Diário. Várias daquelas reportagens estão assinadas pela jornalista Claudia Muller.

José Soares da Silva tem fotografado este novo crime patrimonial. Os moradores denunciam pressão dos proprietários, mais interessados na ampliação dos seus negócios imobiliários. Com a agravante que a água domiciliar é cortada, sem uma preocupação com menores e idosos.

RÁDIO ABC - Faz tempo que a Rádio ABC deixou o seu prédio original. Hoje está na Avenida Pereira Barreto. Os atuais proprietários do prédio que abrigou a emissora já conseguiram o alvará de demolição junto à Prefeitura de Santo André. O alvará está vencido, mas o trâmite para sua renovação caminha. Uma pena.

Lembramos que, ao tempo da Rádio ABC, havia um desenho em azulejos com um imenso microfone na entrada da emissora. Essa história envolve artistas, radialistas, diretores e um público que acorria à emissora para os grandes programas de auditório dos anos 1950 e 1960 - tema, aliás, da capa do nosso livro Programa de Auditório.

PROVIDÊNCIAS - Está nas mãos dos prefeitos Aidan Ravin (PTB) e Clóvis Volpi (PV) uma alternativa: não deixem, senhores prefeitos, que estes bens sejam simplesmente destruídos. Discutam a possibilidade de se pensar na preservação. São construções diferenciadas que exigem, no mínimo, uma reflexão e discussão pública.

Rapaziada do Rudge Ramos

Seguem-se outros 10 nomes da Turma Rudge Ramos anos 1960: Leco (farmácia), Leonam, Ludovico (barbeiro), Luiz Cavaliere, Luiz Padial (Salim), Maciel, Maisena (Roberto), Maisena (Rubens), Manão (Ildefonso) e Maurinho.

Foi até bom que os organizadores da agenda não se preocupassem em checar os nomes oficiais dos colegas de Rudge. Com isso, Maciel e Valdivino chamam a atenção para apelidos do bairro, como os dois Maisenas e o Manão.

A agenda volta milênios no tempo ao identificar a profissão dos amigos, no caso de hoje Leco da farmácia e Ludovico, o barbeiro.

Esta agenda está virando pauta: arregacem mangas, futuros jornalistas da Metodista e da Uniban. Vamos descobrir essa gente boa e conversar com todos. Matérias maravilhosas do velho bairro dos Meninos surgirão como por encanto, tenham certeza disso.

Memória no Sabina

A exposição De João Ramalho a Adoniran Barbosa foi visitada pela secretária de Educação de Santo André, Cleide Bauab Eid Bochixio, na Escola Sabina. A mostra poderá ser visitada até 31 de agosto. São 50 fotos antigas da cidade de Santo André. Foram publicadas aqui em Memória nos últimos 10 anos.

Memória na internet

Por problemas técnicos, houve atraso na colocação no ar do programa 6 do Memória na TV. O problema foi solucionado. Basta acessar: www.dgabc.com.br (vídeo/Memória). E veja mais de 20 fotos de Beltran Asêncio, entre 1949 e 1959, que focalizam São Bernardo. Também os programas anteriores permanecem no site do Diário On Line.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 29 de julho de 1979

Política - Jornalista Aleksandar Jovanovic entrevista o ex-governador Roberto Abreu Sodré, de São Paulo. Segundo o entrevistado, o governo proporia mudança na lei dos partidos políticos já em agosto de 1979.

Anistia - Jornalista João Plaça Júnior entrevista o professor Dalmo de Abreu Dallari, segundo o qual o projeto de anistia do governo federal estava cheio de falhas.

Comportamento - Jornalista Maria Luiza Marcoccia inicia a série de reportagens Vícios. E revela: o alcoolismo atinge sete milhões de brasileiros.

Grande ABC - Jornalista Denise Abraham mostra a preocupação regional com a implantação do turismo.

São Bernardo - Jornalista Luiz Carlos Ferraz revela que a Prefeitura de São Bernardo gastaria, em 1979, quase 115 milhões de cruzeiros em obras e encargos de responsabilidade da União e do Estado - e sem a devida contrapartida.

Futebol 1 - Jornalista Daniel Lima entrevista o artilheiro da Intermediária, um atacante do São José: "Frio e calculista, Tião Marino assombra defesas".

Futebol 2 - Ontem, em São Caetano, Saad 0, Esportiva, de Guaratinguetá, 0, pela Divisão Intermediária.

Crônica 1 - Roterdan Cravo (Fausto Polesi): "O Brasil se afoga nos relatórios dos tecnocratas".

Crônica 2 - Guido Fidelis: "Vamos seguindo com rumo certo do apocalipse".

EM 30 DE JULHO DE...

1979 - Diário em manchete: Visita do papa Paulo VI a Kampala, na África, pode levar à paz. Buscava-se uma solução para a guerra da Biafra.

HOJE

Dia Nacional do Cartaz.

SANTOS DO DIA

Domitila, Everaldo Hanse, Julita, Leopoldo Mandic e Pedro Crisólogo.

Pedro Crisólogo nasceu e viveu na Itália entre os séculos IV e V. Foi bispo em Ravena e Doutor da Igreja. Conservam-se dele 176 sermões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;