Setecidades Titulo Mobilização
Dia ‘D’ contra a gripe será realizado hoje na região

Todas as unidades básicas de Saúde estarão
abertas, das 8h às 17h, para imunização

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
13/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Grande ABC abrirão hoje, das 8h às 17h (exceto em São Bernardo, onde o serviço iniciará às 9h) para o Dia ‘D’ de mobilização nacional contra a gripe. A data tem como objetivo reforçar a importância da vacinação para o público-alvo, que envolve, entre outros, trabalhadores da Saúde, professores, idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e pessoas com comorbidades (paciente com duas ou mais doenças relacionadas entre elas).

A campanha, iniciada em 17 de abril e que irá até 26 de maio, já vacinou 313.292 pessoas nas sete cidades contra os três subtipos do vírus recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para este ano: A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B. A meta é imunizar 90% desse público, no entanto, o alcance na região está na casa dos 50% (com exceção de Rio Grande da Serra, que atingiu apenas 36,70%). O cenário é o oposto ao de 2016, quando a alta procura devido ao grande número de casos de H1N1 fez sumir as doses do estoque. “Fica na cabeça das pessoas que a gripe perigosa é somente a H1N1, mas não é. A gripe é uma doença que pode complicar”, frisa a coordenadora do setor de pesquisa de vírus respiratórios da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Nancy Bellei.

Além das UBSs abertas hoje em toda a região, em Santo André uma tenda será montada no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima para orientação de moradores. O município é o único da região que neste ano registrou três casos de H1N1, todos curados. Um óbito foi identificado por Influenza A/H3 sazonal. A vítima era uma mulher de 80 anos, moradora da Vila Luzita, que tinha pneumopatia crônica, doença hepática crônica, diabete melito e doença cardiovascular crônica. A data da morte não foi informada.

 

BOA NOTÍCIA

O Ministério da Saúde declarou fim da emergência nacional decretada em novembro de 2015 devido ao zika vírus e sua associação com microcefalia e consequências neurológicas. Para a Pasta, o conjunto de ações voltadas à eliminação dos mosquito Aedes aegypti contribuiu para a diminuição dos casos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;