Diarinho Titulo Ajuda
Dicas para falar em público
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
04/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Como a maioria dos tímidos, Júlia Yukari, 7 anos, de Santo André, não é fã de falar em público. No entanto, já teve de discursar no microfone durante homenagem às mães. "Deu medo de errar e levar bronca."

Parece difícil, mas na escola todos terão de apresentar trabalho para a classe algum dia. A gente fica com a impressão de que vai gaguejar, errar e esquecer as palavras. Entretanto, há dicas que ajudam a se sair bem.

Estude bem o assunto. Sem dúvidas, se sentirá mais seguro. Também pode treinar na frente do espelho, dos pais e até dos brinquedos. Assim, o assunto fica gravado na mente. Se o trabalho for em grupo, ensaie junto aos amigos. Outra dica é brincar de escolinha.

Durante a apresentação, evite olhar para o chão. Se não gostar de encarar os colegas, escolha um ponto no fundo da sala para fixar o olhar. Fale devagar e use palavras simples.

Errar faz parte do aprendizado. Se acontecer, peça desculpas e continue. Se alguém zoar, sorria e diga: "Já acabou? Posso continuar?" Desse modo, você entra no clima da brincadeira e fica mais calmo.

 

Amigos ajudam

Mudar de escola é difícil para qualquer um, mas parece ainda pior para os tímidos. Nicoli Marien, 12 anos, já passou pela experiência e, por isso, decidiu ajudar Nicole Lopes, 11, que entrou em sua sala neste ano. "Me coloquei no lugar dela. Também tenho vergonha de falar com as pessoas que não conheço", diz Nicoli.

No primeiro dia de aula, a novata ficou com medo de pagar mico e de não agradar os colegas do Colégio Camminare, em Santo André. "Depois fiquei menos tímida", afirma Nicole, que sentiu a mesma vergonha quando fez uma peça na escola. "Tive vontade de desistir e até esqueci algumas falas, mas meus amigos me ajudaram e deu certo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;