Esportes Titulo
Tião da Bandeira rumo ao Guinness Book
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
22/12/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


O improviso tirou o publicitário Sebastião Pereira, 48 anos, de São Caetano, do mundo dos anônimos e o transformou no personagem Tião da Bandeira, hoje já reconhecido no meio esportivo.

Com uma bandeira gigante do Brasil (3,60 x 2,40 cm) debaixo dos braços, corre o país atrás de autógrafos dos esportistas. Objetivo? Entrar para o Guinness Book (já se inscreveu), o livro dos recordes, como o único no mundo, até o momento, segundo ele próprio, a desempenhar tal ato.

Na contagem de Tião, já assinaram a bandeira cerca de 220 celebridades, entre as quais Pelé, Michael Schumacher, Carlos Alberto Parreira, Pete Sampras, André Agassi, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Felipe Massa.

Segundo o publicitário, a saga começou meio que por acaso, em 2007, no Ginásio do Ibirapuera, e o ex-tenista Gustavo Kuerten, o Guga, foi o responsável por sua transformação em Tião da Bandeira.

"Tinha ido ver um torneio do qual ele participaria, uma apresentação com ex-tenistas. Só que por conta das dores que sentia no quadril, ele não participou. Fiquei um pouco frustrado, mas no fim me deu vontade de pegar autógrafo dos que participaram, entre eles o Bjorn Borg, o Mats Wilander e o Fernando Meligeni. Consegui o do Guga em 2008 e contei a ele essa história", relatou.

Tião reconhece que, se hoje não tem concorrente, um dia poderá tê-lo. E é por isso que sua bandeira, confessa, só é assinada por nomes de peso do esporte. "Só pego de esportivas e não de celebridades de outros meios porque quero que seja algo específico, que não vejam isso como tietagem.

Se um dia resolverem fazer, acredito que dificilmente vão conseguir o mesmo, porque no Brasil é mais fácil você coletar assinaturas do pessoal do esporte, porque felizmente somos muito ricos nesse quesito."

FAMA

Segundo Tião, só colocam o nome em seu "tapete da fama" gente com "currículo forte", ou seja, campeões mundiais, seja no futebol, na natação, no tênis, no automobilismo. Mas há algumas exceções, explica. "No futebol, tem de ser, porque é o principal esporte do País. No vôlei, não importa se foi medalha e prata ou de bronze, pego porque é modalidade que também traz alegrias para a gente e não recebe o mesmo incentivo que o futebol."

Foi na esteira dessa exceção que o piloto Rubens Barrichello entrou para a lista Vip de Tião, não como campeão mundial, mas como recordista em GPs (grandes prêmios), 306, marca alcançada este ano.

O publicitário admite que é preciso muita paciência e disposição para encarar má vontade, estresse e cara feita do staff que cerca as celebridades. Ele conta que teve até de se esconder atrás de um veículo para se aproximar de Michael Schumacher, em 2008, e pegar o autógrafo do piloto alemão no Desafio das Estrelas, corrida de kart promovida por Felipe Massa, em Florianópolis.

"Consegui entrar no envento graças ao dono da locadora que alugou o carro para mim. Ele conhecia o pessoal de apoio de lá e me colocou para dentro. Fiquei no estacionamento esperando. Aí cheguei no motorista do Schumacher, contei a história, e ele me ajudou. Só que pediu para me esconder quando os pilotos estivessem saindo, senão me colocariam para fora. Ele falou (com o piloto)e ele concordou. Quando soube que o Pelé já havia assinado, falou que só assinaria se fosse do lado dele."

O são-caetanense revela que a pior dificuldade foi pegar o autógrafo do atacante Ronaldo. "Foram 15 longos meses de espera. Encontrei com o Andrés Sanchez na premiação do Paulistão de 2009 e ele disse que ia viabilizar, mas tinha uma pessoa lá no Corinthians (não disse o nome) que sempre barrava. Não desisti porque sabia que não vinha do Ronaldo. Ele é humilde. Demorou, mas consegui. É o que importa."

 

Publicitário já ensaia projeto para Copa de 2014

 

Sem perder tempo, Tião da Bandeira já prepara plano exclusivo para a Copa de 2014. Ele quer coletar 1.500 assinaturas de jogadores de futebol de 60 países, todos com passagem pela seleção nacional.

A meta, explica, é conseguir as assinaturas até os dias que antecedem o Mundial do Brasil e entregar a bandeira à Fifa para que a exponha na cerimônia de abertura da Copa.

Segundo o publicitário, a largada já foi dada este ano e a bandeira já conta com as assinaturas do atacante Deco, que defendeu Portugal na Copa da África do Sul e que hoje atua no Fluminense, e do zagueiro português Jorge Andrade.

Para atingir a meta, Tião terá de acompanhar a vinda de outras seleções ao país para amistosos contra o Brasil e outros eventos, ou se deslocar à Argentina para assistir aos jogos da Copa América, em 2011, e Copa das Confederações, no Brasil, em 2013.

 

Tião diz que vai sugerir que, ao final da Copa de 2014, a bandeira seja ou doada ao Museu do Futebol (situado no Pacaembu) ou leiloada, com os recursos revertidos para alguma instituição de caridade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;