Setecidades Titulo Mauá
Cartazes alertam para área de assaltos

Moradores do Jd. Guapituba espalharam avisos pelo bairro; Diário denunciou o problema há uma semana

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
30/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


No Jardim Guapituba, em Mauá, cartazes sobre os frequentes roubos no bairro, conforme noticiado pelo Diário há uma semana, estão por toda a parte. Os 500 avisos fixados em postes apontando as áreas onde os crimes acontecem foram colocados pelos moradores para chamar a atenção das autoridades policiais.

Os alertas pedem que as vítimas façam boletim de ocorrência online, através do site www.ssp.sp.gov.br/nbo. O endereço registra casos de roubos, desde que não ocorram danos, lesão corporal ou morte. Não são aceitas ocorrências de roubos a estabelecimento comercial ou bancário, a residência e subtração de carga. Nesses casos, somente no DP (Distrito Policial).

A pressão da reportagem publicada no dia 23, aliada à mobilização dos munícipes, parece estar surtindo efeito, com a presença de viaturas da PM (Polícia Militar) patrulhando a área. Na terça-feira, o prefeito esteve no bairro em reunião de pré-campanha e os moradores aproveitaram para colocar a falta de segurança em pauta. No dia seguinte, base da GCM (Guarda Civil Municipal) esteve no local e tem circulado nos últimos dias. Ontem, enquanto a equipe do Diário entrevistava os moradores, tanto a base, quanto veículo de Patrulha Ambiental, passaram na área.

Apesar de a situação proporcionar maior sensação de segurança, os munícipes ainda não estão satisfeitos por completo. “A base da GCM tem ficado meio período e não fica todos os dias. A gente espera algo mais fixo”, falou o engenheiro eletricista Ivan Rodrigues Souza, 37 anos.

“Moro no bairro há 36 anos. Antigamente, podíamos ficar na rua, conversando com os amigos, hoje, se ficamos, não sabemos o que pode acontecer, vivemos assustados”, disse a aposentada Josefa Maria da Silva, 72.

Caso haja percepção de redução do patrulhamento, os moradores revelam estar munidos com mais instrumentos para clamarem por segurança contínua: outros 500 cartazes e cinco faixas estão prontas para serem colocados.

A Prefeitura de Mauá informou que está prevista, para os próximos dias, reunião entre o comando da PM, Polícia Civil e GCM com moradores do bairro, e foi ampliado o número de rondas preventivas em horários diversos.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;