Setecidades Titulo SÃO CAETANO
Operação da GCM aborda 62 pessoas, 39 veículos e registra dois flagrantes

Corporação também deteve usuários de drogas; ação contou com 30 agentes ontem

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
27/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano realizou, durante todo o dia de ontem, operação pela cidade. No total, foram 39 veículos vistoriados e 62 pessoas abordadas. Os guardas fizeram dois flagrantes.

Na divisa com São Paulo, na Avenida Guido Aliberti, Raimundo Alves Ferreira, 36 anos, foi preso em flagrante ao tentar roubar o celular de uma mulher utilizando uma faca. Ele já tinha várias passagens policiais por roubo. Também houve flagrante de agressão enquadrado na Lei Maria da Penha no bairro Nova Gerty.

A operação também abordou dez usuários de drogas concentrados próximos ao Complexo Viário Luiz Tortorello, com apoio de equipes da Secretaria de Assistência e Inclusão Social. Um morador de rua foi abordado, mas se recusou a utilizar o serviço social da Prefeitura.

Tínhamos diversas denúncias de que esses usuários eram responsáveis por pequenos furtos e roubos na região. Todos foram levados para a delegacia, onde foi constatado que tinham passagem por roubo, e depois liberados. Além disso, também retiramos dois caminhões de lixo com resíduos no local”, afirmou o comandante da corporação, Alexandre Tucillo.

Outro foco da operação também foi encontrar transporte coletivo clandestino, porém nenhum veículo ilícito foi localizado. A atividade envolveu 30 agentes de segurança, em dez viaturas e dez motocicletas da Rotam (Rondas Táticas com Apoio de Motocicleta), além da frota que já patrulha São Caetano diariamente.

Conforme o secretário de Segurança da cidade, Marco Antonio Barreiras, a ação é feita mensalmente, porém, essa é a primeira desde a implantação do sistema que utiliza o programa Google Maps. “É uma visualização maior de onde cada viatura passou e qual tipo de ocorrência que ela atendeu. Ele é adaptado para os computadores da guarda e conseguimos fazer as estatísticas a partir daí, possibilitando saber quais os locais com maior índice criminal e quais ocorrências são as mais comuns”, disse.

Também é possível estabelecer quais são os horários e dias com a maior quantidade de registros. A modernização teve custo zero para a administração e atualizou o sistema que antes era abastecido através do Excel. “Inicialmente, a ferramenta começou a ser utilizada pela 3ª Companhia da PM (Polícia Militar). Houve troca de informações e ela foi implementada na corporação. Isso vai proporcionar operações maiores como a de hoje”, afirmou o secretário.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;