Memória Titulo Memória
Marchas e tiros. É o TG de São Bernardo

Nas memórias de João Macena Neto, uma dúvida elucidada...

Ademir Medici
30/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Nas memórias de João Macena Neto, uma dúvida elucidada: quando o stand do Tiro de Guerra de São Bernardo deixou os fundos do bairro Assunção, atual Avenida Robert Kennedy, para instalar-se no Jardim Silvina, onde permanece?

Resposta: em 1965 os exercícios de tiro eram ainda realizados no bairro Assunção, entre o clube do Mesc e os fundos da Scania; mas os primeiros tiros foram dados no Jardim Silvina, durante a instalação do stand. Já em 1966 os novos atiradores eram encaminhados ao stand do Silvina.

O stand de tiros original foi inaugurado pelo prefeito Lauro Gomes, em 1953, quando o TG de São Bernardo foi instalado; o atual stand do Silvina quem inaugurou foi o prefeito Hygino Baptista de Lima, em 1966. Já o prefeito Aldino Pinotti inaugurou a atual sede do TG, em 1970.

Do Assunção ao Silvina

Macena: em 1965 eu trabalhava no Cartório de Registro Civil de São Bernardo quando fiz o TG. Fui da turma do sargento Barreto, que estava sendo promovido a subtenente. O quartel do TG ficava no fim da Rua Marechal Deodoro. As marchas eram realizadas pela Rua Tiradentes em direção à Vila do Tanque e ao bairro Assunção e Alvarenga.

O bairro Assunção já apresentava um adensamento significativo, já era bem povoado, não era possível manter o stand de tiro lá. Então surgiu a ideia de se fazer o atual stand, em ponto isolado do começo do Montanhão, comumente chamado de Jardim Silvina.

Atirador, sentido...

Macena guarda várias fotos do tempo em que serviu o TG. Dona Isaura, a mãe, enquadrou todas, mantendo-as na parede, com o maior orgulho do filho. Reproduzimos as imagens e hoje destacamos a da turma do Barreto.

Impossível identificar atirador por atirador. São algumas centenas – contando esta e outras turmas. Aleatoriamente, relacionamos alguns nomes. Afinal, quem serviu em 1965 está completando, neste ano de 2015, meio século de juramento à Bandeira, com todas as lembranças que um acontecimento destes oferece a cada um.

O primeiro nome da lista é o de Acacio Feliciano Neto, seguido por Adair Costa, Adão Mauro Garcia, Adelino Demarchi e todos os demais, alguns com sobrenomes de famílias muito antigas de São Bernardo.

Alguns casos: Gaschler, Guio, Salum, Bueno, Martelini, Bamback (do bairro Assunção), Battistin, Pompermayer, Sarti.

Localizamos Antonio Carlos Siqueira, filho do Toninho Barbeiro, que depois foi colega de Macena na Prefeitura.

E mais: Tabet Marques, Perigo, Romanholi, Martinelli, Moratti, Grotti, Daré, Censon, Bianchini, Borin, Campioti, Trevisan, Furlan.

Lá está Humberto César, hoje advogado e que foi radialista na Rádio Independência – outro colega de Macena na Prefeitura.

Seguindo: Justi, Cheidd, Giusti, Lunardi, Oneda, Gasperini.

Mais um colega de Macena na Prefeitura, o hoje advogado José Carlos Soares de Oliveira, o Zé Carlos, que sempre envia cartas à seção Palavra do Leitor, do Diário.

Mais sobrenomes conhecidos: Colombo, Bonato, Greco Furlani, Pichinin, Zoboli, Morimoto, Calixto, Lima, Mantovani, Barbagalho, Sabatini, Farina, Kubota, Gianoto, Murakami, Cassetari, Cuzziol.

Neuton Capitanio – mais um colega de Macena na Prefeitura.

Fogagnoli, Osmir Dellabarba (do bairro Assunção, filho do Tonin Dellabarba), Venturini, Da Luz, Marchioni, Roberto Franzini, Martin Bianco, Mutton, Campoi, Spinelli, Scopel, Masini, Mesquita, Savordelli, Marossi, Gerbelli, Arsufi, Drusso, Fabris, Favini, Tolotti e tantos mais...

Diário há 30 anos

Sábado, 30 de novembro de 1985 - ano 28, nº 5995

Manchete – Sarney (presidente do Brasil) e Alfonsin (presidente da Argentina) pregam conciliação

Trólebus – Será iniciada a construção do Terminal Piraporinha, da primeira linha metropolitana a interligar São Mateus ao Jabaquara.

São Bernardo – Destituída diretoria da Cooperativa de Servidores Municipais e Autárquicos.

São Caetano – Prefeitura regulamenta as funerárias e fixa tabelas de preços.

Indústria – Volkswagen exporta veículos para testes.

Música – Linha de Trapo com show no Cacilda Becker, em São Bernardo, para o lançamento do LP Como é bom ser punk.

Polícia – Tambor de óleo esmaga trabalhador na Hougthon Química, em Mauá.

Em 30 de novembro de...

1915 – Grupo Escolar de Santo André constitui comissão para promover a festa do fim do ano; iniciados os exames finais das diversas classes de alunos.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os italianos tomam novas trincheiras a noroeste de Goricia e nordeste de Oslavia’.

1930 – Clube de Xadrez de Santo André promove baile comemorativo ao seu segundo aniversário.

1944 – Distrito de São Bernardo recupera a autonomia. O Grande ABC passa a ter dois municípios independentes: Santo André e São Bernardo.

Hoje

- Dia do Estatuto da Terra

- Dia Mundial contra Pena da Morte

Municípios Paulistas

Celebram aniversário hoje: Adolfo, Álvares Machado, Cosmópolis, Echaporã, Elias Fausto, Franco da Rocha, Guapiaçú, Guaraci, Guarantã, Herculândia, Ibirarema, Irapuã, Lutécia, Manduri, Miracatu, Oriente, Paulo de Faria, Quintana, Registro e Sales Oliveira.

Santos do Dia

- Santo André, patrono da Vila de Santo André da Borda do Campo e do atual município de Santo André, o ‘A’ do Grande ABC. Participou da vida pública de Jesus, estava presente na Última Ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes.

Alguns historiadores citam que, depois de Jerusalém, foi evangelizar na Galileia, Cítia, Etiópia, Trácia e Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e fundou a comunidade cristã na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi ali também que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local.
Ficou dois dias pregado numa cruz em forma de ‘X’.

Conta a tradição que, um pouco antes de André morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir. Tudo ocorreu sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60, data que toda a cristandade guarda para sua festa.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Troiano

- Justina 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;