Cultura & Lazer Titulo Ao cair da tarde
Memórias levadas ao palco
Adriana Feder
Especial para o Diário
04/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O espetáculo "Ao Cair da Tarde", no qual 14 mulheres com idades entre 64 e 88 anos sobem ao palco para contar algumas de suas histórias de vida, está no Teatro de Dança, em São Paulo, entre hoje e domingo. São dez cenas em que também participam sete artistas.

Da Cia. Lambe-Lambe - com coordenação e direção de Mônica Sucupira -, a ideia da peça veio de trabalho anterior, a exposição "Retrato Delas Com Suas Fotos", de autoria de Tika Tiritilli. As senhoras fotografaram suas memórias e essas imagens foram projetadas em seus corpos nus. O projeto migrou para o teatro e, durante cinco meses, as memórias continuaram sendo trabalhadas para resultar na experiência cênica.

Alguns momentos dos depoimentos das mulheres foram transformados em dança, fotografia, figurino e música. Inspirados nesses momentos, os artistas sugeriam cenas que se tornaram um roteiro.

Segundo Mônica, a espontaneidade foi uma preocupação desde o início. "Quisemos fazer algo mais livre e comunicativo. Assim, trabalhamos mais o corpo que o texto. O bonito do trabalho é o fato dele não ser documental, mas uma criação estética", diz.

As histórias são como as de Nice, que fugia para namorar atrás da linha de trem. Ou de Cecília e sua lembrança de uma vida bucólica ao anoitecer, quando o avô, de origem espanhola, tocava guitarra na casa que ficava na rua de terra, com pouca iluminação.

A montagem acabou criando vínculo humano e afetivo entre as senhoras. "O interessante é que essas histórias particulares se tornaram coletivas, porque há uma identificação de todos nelas", afirma Mônica.

Júlia Baranowsky, nascida em São Caetano, também tem sua história contada na peça. De origem simples, os pais - vindos da Lituânia para o Brasil - começaram a trabalhar desde cedo. A memória é de sua primeira comunhão. O que ficou marcado foi o fato de ela não ter vestido para a grande ocasião, e teve que pedir emprestado.

Ao Cair da Tarde Teatro. Hoje e amanhã, às 21h; sábado, às 20h; e domingo, às 18h, Teatro de Dança - Avenida Ipiranga, 344, São Paulo. Tel.: 2189-2557. Ingr.: R$ 4.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;