Diarinho Titulo Fique por dentro
Qual a diferença entre as Copas?

O Brasil se prepara para sediar neste e no próximo ano dois supereventos futebolísticos

Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
09/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem curte futebol tem mais razões para comemorar neste e no próximo ano. Entre os dias 15 e 30, o Brasil recebe a Copa das Confederações. Já em 2014, o País sediará a Copa do Mundo. E qual a diferença entre as competições?

A Copa das Confederações foi criada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) em 1992 como mais um torneio oficial. A primeira edição foi na Arábia Saudita e contou com apenas quatro seleções convidadas: Argentina, Costa do Marfim, Estados Unidos, além da do país sede.

O evento aconteceu no mesmo lugar em 1995 e 1997, quando o Brasil participou pela primeira vez. De cara, tornou-se campeão. Nesse ano, o número de equipes também aumentou, passando para oito.

Em 2001, o torneio ocorreu na Coreia do Sul e Japão, que no ano seguinte receberiam a Copa do Mundo. Foi então que a Copa das Confederações se transformou em pré-teste para a Fifa verificar se os estádios estão em ordem para o superevento seguinte, a Copa do Mundo, e se o país está cumprindo todos os combinados.

A Copa do Mundo é o maior evento futebolístico, do qual 32 seleções participam. Todos os países querem estar lá; por isso, há muitas eliminatórias antes da competição. Foi criada em 1928 pela Fifa. A primeira edição ocorreu em 1930 no Uruguai, que saiu vencedor. Por causa da Segunda Guerra Mundial, a Copa ficou suspensa de 1939 a 1950, quando voltou no Brasil. O País perdeu o título para o Uruguai por 2 a 1 no Estádio do Maracanã.

Consultoria de Ângelo Verotti, editor de Esportes do Diário.

Seis cidades recebem o torneio

Jogam na Copa das Confederações os vencedores da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Concacaf (Confederação da América do Norte, Central e Caribe), AFC (Confederação Asiática), CAF (Confederação Africana) e OFC (Confederação da Oceania), além do campeão e o vice da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) e da seleção da casa. Desse modo, estarão aqui: Uruguai, México, Japão, Nigéria, Taiti, Espanha, Itália e a nossa Seleção.

Os jogos ocorrerão no Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Estádio Nacional (Brasília), Arena Fonte Nova (Salvador), Arena Pernambuco (Recife) e no Estádio Castelão (Fortaleza).

A bola do torneio ganhou o nome de Cafusa e representa a mistura do Carnaval, Futebol e samba. Já o tatu-bola Fuleco é a mascote da Copa das Cofederações e Copa do Mundo.

Saiba mais 

A bola da Copa do Mundo é a Brazuca. Representa a emoção, o orgulho e a boa vontade do brasileiro.

O Brasil é o maior campeão da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, com três e cinco títulos, respectivamente.

Após o Brasil, a Copa do Mundo vai ocorrer na Rússia (2018) e no Catar (2022), no Oriente Médio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;