Cultura & Lazer Titulo Curta Química e Natureza
Ver e ser visto em curtas
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
27/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Além de cumprirem as etapas de uma produção audiovisual, os 11 participantes da 3ª edição do Projeto Curta Química e Natureza, promovido pela Solvay Indupa, conheceram os macetes do telejornalismo. O resultado - seis curtas, um making of e um telejornal - poderá ser conferido por convidados hoje, às 19h30, no Fundo Social de Solidariedade de Rio Grande da Serra. "Desta vez, eles tiveram mais contato com os equipamentos antes de começarmos a filmar, já que o jornal nasceu num workshop", diz o produtor e diretor-geral, André Cywinski.

Os participantes são alunos da 8ª série das escolas públicas do entorno da indústria química - sendo dez em Rio Grande e uma em Paranapiacaba, Vila ferroviária pertencente a Santo André. Até chegar à produção do filminho, os estudantes passam por diversas etapas, desde o início do ano letivo. A primeira fase consiste na produção de uma redação a respeito do tema proposto, que foi, neste ano, Área de Mananciais, Seus Recursos Naturais e as Pessoas que Nela Vivem.

Cada um dos textos escolhidos - um por escola -, foram utilizados para a criação dos roteiros. Em Rio Grande, as escolhidas foram agrupadas. Apenas Ketheleen Ferroni, autora da redação que deu origem ao documentário Os Mananciais Sobrevivem, trabalhou individualmente, já que é de Paranapiacaba. As demais duplas foram compostas por Vanessa de Melo e Brígida Silva (Questão de Sobrevivência); Michelle de Lira e Larissa da Silva (Loja do Futuro); Camila da Conceição e Beatriz da Silva (Ontem e Hoje), Amanda Pereira e Camyla Ferreira (Manancial) e Karolina dos Santos e Amanda Rodrigues (Minha Pequena Fonte de Vida).

Além de exibição hoje, os curtas ganham mostra no sábado e no dia 6 de dezembro, em Rio Grande (Escolas Edmundo Teixeira e Sebastião Vayego de Carvalho) e no Clube Lyra Serrano, em Paranapiacaba, no dia 14 de dezembro. "Embora não seja o foco do projeto, esperamos boas surpresas de alunos que se interessem pela área", diz a coordenadora de comunicação da Solvay Indupa, Lisandre de Assis. Diego Veríssimo, que participou da primeira turma, foi contratado pela produtora responsável pelo projeto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;