Automóveis Titulo Citroën 2 CV
Saber envelhecer
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
05/11/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


A história de um automóvel de sucesso não se escreve apenas pelas unidades que vende ou pela marca que carrega sobre o capô. Um mito, antes de mais nada, deve encantar enquanto é produzido e deixar saudades quando sai de linha. Um exemplo disso é o Citroën 2 CV, que neste ano completa 60 anos.

Sua primeira aparição ocorreu em 1948, no Salão de Paris. "Ele tem o DNA do gênio", elogia Roberto Nasser, curador do Museu do Automóvel, em Brasília. "O 2 CV é um dos ícones da indústria automotiva, ao lado do Ford T e do Volkswagen Fusca", completa.

Inicialmente, o francês trazia motor de 375 cm³ que chegava a 60 km/h e fazia de 20 a 25 km/l. Já o design, logo de cara, causou espanto. Porém, rapidamente caiu no gosto popular. "É um carro para aguentar desaforo", elogia Nasser.

Desde então, o dedeuche - como o modelo era chamado carinhosamente na França - passou a ganhar o mundo. Na América do Sul foi produzido na Argentina, onde ainda é possível ver algumas unidades rodando.

No entanto, para a tristeza dos apaixonados pelo simpático carrinho, o 2 CV parou de ser produzido em 27 de julho de 1990, em Portugal. Ao todo, entre suas diversas versões - sedãs e picapes - foram produzidas exatas 5.132.969 unidades do 2 CV. É, ou não é, uma trajetória de sucesso?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;