Diarinho Titulo Bicho do mês
Cisne-de-pescoço-preto cuida da família
Do Diário do Grande ABC
27/11/2011 | 06:47
Compartilhar notícia
André Henriques
Do Diário do Grande ABC


Dentre os bichos do Reino Animal, o cisne ganhou fama por ser fiel. E o cisne-de-pescoço-preto - estrela deste Bicho do Mês - não poderia ser diferente. É chamado de ave monogâmica, ou seja, macho e fêmea permanecem juntos durante toda a estação reprodutiva, separando-se apenas após a morte de um dos indivíduos.

O período reprodutivo ocorre de julho a novembro. Costuma fazer ninhos nas proximidades da água, utilizando palhas e folhas secas. A fêmea bota de 2 a 5 ovos, e é responsável pela incubação, enquanto o macho se ocupa da defesa do ninho. Os filhotes nascem após 35 dias, com coloração branco-acinzentada, bico e pés pretos. A espécie vive cerca de 25 anos.

Cygnus melanocoryphus (nome científico) é a única espécie de cisne sul-americana entre as seis do mundo. São aves da ordem Anseriformes e da família Anatidae, que inclui gansos, patos e marrecos. Podem ser encontradas em lagos e pântanos. Durante o inverno, migram em busca de áreas quentes no Paraguai e no sul do Brasil.

A plumagem do corpo é branca, com pescoço e cabeça negros. Possuem uma carúncula vermelha na base do bico (tipo de pele) e listras brancas que vão dos olhos à nuca. Os machos são maiores e podem alcançar até 1,40 m de comprimento e 6,5kg, enquanto as fêmeas chegam a 1,25m e pesam 4,5kg.

As populações de cisnes-de-pescoço-preto são comuns e bem distribuídas no ambiente onde vivem. Atualmente não estão sob ameaça de extinção. A alimentação de exemplares desta espécie é bem diversificada. É composta por vegetais, invertebrados aquáticos e larvas de peixes. Utiliza o bico para filtrar a água e o fundo lodoso, de onde retira seu alimento.

Além do cisne-de-pescoço-preto há outras seis espécies de cisne no mundo. O cisne-branco pode ser encontrado na Europa, Ásia e foi introduzido na América do Norte. Os filhotes nascem com o bico preto e as penas acizentadas. O cisne-negro é da Austrália e passa a vida toda no local onde nasceu. Seus filhotes possuem penas mais claras e bico escuro. Tanto um quanto o outro inspiraram o balé O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky. Conta a história de um príncipe que vê e mulher ideal na figura de um cisne. Em 2011, o filme Cisne Negro, inspirado na trama, estreou no Brasil.

* Bicho do Mês tem a consultoria da bióloga Regiane Paiva, do Setor de Aves do Zoológico de São Paulo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;