Setecidades Titulo Comunidade
Moradores reclamam
de calçadas em Mauá

Bairros Sônia e Silvia Maria ainda têm poucas opções de lazer gratuitas

Por Guilherme Monfardini
Especial para o Diário
23/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A má qualidade das calçadas é um dos principais problemas nos bairros Sônia e Silvia Maria, em Mauá. Cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida têm ainda mais dificuldade de caminhar pela região, onde fica localizada a EE Professora Maria Josefina Kuhlmann Flaquer. Além do desconforto, o risco de acidentes é grande.

"As calçadas aqui são horríveis, principalmente por causa dos degraus existentes. Alguns são bem altos, é muito difícil passar", relata a comerciante Célia Rossi Ruiz, 55 anos.

Segundo moradores, a maior parte das casas é antiga e, na época em que foram construídas, não havia preocupação com os pedestres. Célia, que mora no bairro há cerca de 30 anos, conta que, muitas vezes, os transeuntes optam por caminhar pela rua.

Durante o tempo em que esteve no local, a equipe do Diário observou que muitos idosos utilizam a faixa de rolamento dos veículos. "Para a gente é mais difícil. Temos que ficar andando pelos cantos da rua, mas é muito perigoso", reconhece a empregada doméstica Shirlei Fernanda Gomes, 57.

A Prefeitura de Mauá informa que a partir do próximo semestre vai realizar operação com campanha educativa e multa para os proprietários que não mantiverem as calçadas em boas condições.

Lazer

Outro problema do bairro é a falta de opções de lazer. A vice-diretora do Programa Escola da Família, Alessandra Valu, afirma que a comunidade precisa sair da região e ir aos shoppings da Capital para se divertir. "Aqui só tem a escola. Quando a população quer algo a mais, precisa ir longe."

"A gente tem duas praças aqui no bairro, mas ninguém frequenta. Todo mundo tem medo de passar por lá, mesmo com o dia claro", lamenta o professor Stéfano Viriato, 33.

Sobre essa reclamação, a Prefeitura informou que já agendou reunião com os moradores para discutir a revitalização dos espaços.

O Diário do Grande ABC nos Bairros acontece no sábado na EE Professora Maria Josefina Kuhlmann Flaquer, na Rua Noel Rosa, 849. O evento oferecerá cortes de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, limpeza de pele, pintura de rosto, escultura facial e apresentação de peças de teatro. Também será possível tirar RG e carteira de trabalho, tudo gratuitamente, das 9h às 16h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;