Cultura & Lazer Titulo A partir de amanhã
Exposição especial
busca revelar lado
humano de Evita

Mostra que chega a São Paulo ainda marca os 60 anos da morte da icônica figura argentina

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
23/05/2013 | 06:30
Compartilhar notícia
Divulgação


O lado humano da diva política argentina Eva Perón (1919-1952) é pouco conhecido do grande público. Seus trabalhos sociais e a forte presença diante da população de seu povo entre as décadas de 1940 e 1950 marcaram época, mas a mulher por trás do mito é pouco explorada.

É com o objetivo de sentimentalizar a figura pública que chega a exposição 'Evita: Paixão e Ação', que entra em cartaz amanhã no térreo inferior do prédio do Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, em São Paulo. Em curta temporada, a atração fica aberta até dia 7. A entrada é franca.

Grande parte do acervo conta com fotografias antigas. As imagens - muitas delas em preto e branco - conseguem retratar o carisma de Evita durante sua trajetória ao lado do então presidente Juan Perón, seja em pequenos encontros ou envolvida pelo povo.

Também há espaço para diversos objetos pessoais, casos de seis vestidos usados por ela. Broches temáticos, revistas da época que a colocaram na capa, série de vídeos e, até mesmo, brinquedos utilizados pelas crianças da fundação de assistência social que leva seu nome complementam a mostra.

O artista plástico Juan Maresca participa da exposição com alguns trabalhos digitais que brincam ao colocar a imagem da homenageada em um contexto mais brasileiro.

Com curadoria de Gabriel Miremont, o evento faz alusão ao aniversário de 60 anos da morte da mais famosa primeira-dama da Argentina, data lembrada no ano passado. Sua passagem pela Capital também marca as festividades dos dez anos de inauguração do Museu Evita, de Buenos Aires, e serve para comemorar a evolução de 25 de Maio de 1810, importante evento cívico 'hermano'.

Evita: Paixão e Ação - Exposição. A partir de amanhã. No Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso - Avenida Paulista, 1.313, São Paulo. Tel.: 3146-7406. Seg., das 11h às 20h; ter. a sáb., das 10h às 20h; dom., das 10h às 19h. Grátis. Até dia 7.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;