Economia Titulo
Economia impulsiona indústria da beleza
Por Natália Lima
Do Diário do Grande ABC
17/05/2007 | 07:11
Compartilhar notícia


A economia brasileira vem refletindo positivamente na indústria cosmética e farmacêutica. Um exemplo disso é a 12ª Edição da FCE Cosmetique e FCE Pharma, que termina nesta quinta-feira no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento apresentou um crescimento de aproximadamente 20% no número dos expositores em relação ao ano passado. As duas partes, juntas, trazem aproximadamente 600 expositores. O Grande ABC participará com 24 expositores.

O Brasil representa hoje o terceiro maior mercado consumidor do mundo em cosméticos, no qual fica atrás apenas dos EUA e do Japão.

“Nos últimos 5 anos, a indústria de cosméticos cresceu bastante. Ela está muito ligada ao poder aquisitivo do brasileiro, se economicamente há melhoras, conseqüentemente há crescimento no setor”, destaca Lígia Amorin, diretora geral para América latina da Nielsen Business Media, responsável por organizar a feira. Segundo ela, esse mercado tem aproximadamente um consumo de 18,2 bilhões de dólares por ano no País. “A nossa expectativa é de 22 mil visitantes nesta edição”, diz Lígia.

A feira traz novidades e tendências para toda a indústria cosmética e farmacêutica. “Aqui os consumidores irão encontrar toda a cadeia de insumos, desde a matéria-prima, equipamentos, embalagens, prestadores de serviços e tudo aquilo que auxilia a indústria cosmética, as novidades em termos de ativos, por exemplo”, destaca

Cerca de 20% do mercado brasileiro da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosmético está no cuidado com os cabelos. Fragrância, ou seja, perfume, representa 13% do consumo. A higiene oral ou banho, 10%, cada um. “Nos últimos anos houve um crescimento deflacionado em média de 11% ao ano. É um mercado em expansão que ainda tem muito para crescer” diz Lígia.

Novidades - Com formato que mais parece caneta hidrocor, a Faber Castel trouxe à feira um corretor de esmaltes transparentes, que tira todo o borrado.

“Funciona como um palito com acetona, mas é bem mais prático”, comenta Daiana Mendes, da pesquisa e desenvolvimento de cosmético da empresa. O batom que dura um dia e meio é outra novidade. “Ele só sai da boca com demaquilante”, afirma Daiana. Mas ela diz ainda que esses produtos só estarão a venda a partir de julho.

A nova proposta da Galena Química e farmacêutica, em parceria com o laboratório italiano Sinerga, promete amenizar a celulite em até um mês.

O X-Solve, tem tudo para cair no gosto das vaidosas. Segundo o gerente de vendas do laboratório, Andrea Mangiacavalli, o produto é um ativo obtido da planta Ximenia caffra, que aumenta consideravelmente a microcirculação sanguínea e tem como diferencial uma maior absorção da pele.

“Estudos realizados em 10 voluntárias que aplicaram na parte superior da perna (coxa) um creme com 2,0% de X-Solve perceberam uma melhora do fluxo sanguíneo superficial em apenas 30 minutos”, destaca Mangiacavalli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;