Setecidades Titulo Em São Bernardo
Interrupção frequente de energia preocupa
moradores do Jardim Borda do Campo

Problema gera falta de água, já que boa parte das casas utiliza poço

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
27/04/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Pixabay


Moradores do Jardim Borda do Campo, em São Bernardo, enfrentam problemas recorrentes com quedas de energia na região. As interrupções são frequentes e, segundo os munícipes, a situação piorou de dois anos para cá e, só em abril, os moradores relatam que ficaram sem o serviço pelo menos três vezes. De acordo com os relatos, cada vez que a energia cai o bairro fica sem luz de dez a 24 horas, o que atrapalha a rotina dos moradores, principalmente os que precisam trabalhar, estudar e fazer atividades domésticas.

O desenhista projetista Marcelo de Macedo, 43 anos, é um destes casos. Ele está de home office e lembra que o problema com a queda de energia ficou mais frequente há dois anos. “(No dia 19 de abril) A energia voltou por volta das 22h30, ficamos mais de dez horas sem o serviço. No dia seguinte ficamos sem energia novamente, desde às 3h”, comenta o morador.

Outro problema, reflexo da queda de energia, é a falta de água. Segundo Marcelo, a maioria das famílias do bairro depende de poço, ou seja, não possuí água encanada. “Acabou a energia a nossa caixa-d’água fica vazia, ficamos sem água. Não tem como saber a hora que volta a energia para colocar a caixa para encher, já que ela puxa do poço”, explica o desenhista.

De acordo com as famílias, o fato de o bairro ser afastado e ter poucos moradores faz com que a Enel – responsável pelo fornecimento de energia na Grande São Paulo – demore para atender às ocorrências. Além disso, galhos de árvores constantemente caem sobre as fiações e, segundo os moradores, a empresa resolve pontualmente o problema.

Questionada, a Prefeitura de São Bernardo informou que acionará a Enel sobre o problema da região. De acordo com a administração, a Secretaria de Serviços Urbanos realiza regularmente o serviço de poda de árvores que invadem a fiação. Além disso, as equipem atendem diariamente pedidos feitos por munícipes por meio do Atende Bem, pelo telefone 156.

Já a Enel informou que investe na manutenção da rede elétrica em São Bernardo, contemplando, inclusive, o bairro. “Por ser região arborizada, boa parte das ocorrências acontece com a queda ou contato de árvores na rede elétrica. Por conta disso, a concessionária possui amplo programa de poda de árvores”, destacou, em nota. A empresa também explicou que trabalha para instalação de equipamentos que buscam tornar a rede elétrica mais resistente e confiável, mas não deu prazo para isso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;