Internacional Titulo
Filipinos pedem ajuda internacional para conter mancha de óleo
Por Da AFP
16/08/2006 | 09:27
Compartilhar notícia


Os filipinos lançaram nesta quarta-feira um pedido urgente de ajuda internacional para lutar contra a pior mancha negra registrada no arquipélago e que ameaça o meio ambiente e a atividade de milhares de pescadores. A mancha foi causada pelo naufrágio de um petroleiro no Golfo de Panay.

O EDl "Solar I", um navio-tanque que transportava dois milhões de litros de petróleo, afundou na sexta-feira passada a 900 metros de profundidade por razões ainda desconhecidas, entre as ilhas centrais de Panay e de Guimaras. A mancha se estende atualmente por mais de 36 km de extensão diante do litoral de Guimaras. As más condições de tempo e o mar agitado impedem as operações de contenção do vazamento. As autoridades estimam em um ano o tempo necessário para limpar a contaminação.

Segundo Joaquín Carlos Nava, governador de Guimaras, 10 mil pescadores e suas famílias foram prejudicados pelo acidente. As preocupações são grandes também em relação à reserva marinha da ilha de Taclong, ao sul de Guimaras e que conta uma flora excepcional, além de servir de centro de reprodução e criação de 144 espécies de peixes.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;