Internacional Titulo
Chuvas deixam 1397 mortos no Haiti e República Dominicana
Da AFP
30/05/2004 | 17:36
Compartilhar notícia


O número de vítimas das chuvas na Ilha de Hispaniola já chega a 1.397, segundo novo balanço divulgado neste domingo. Foram constatados 996 mortos no Haiti e outros 401 na República Dominicana.

A Defesa Civil do Haiti encontrou nas últimas horas 404 corpos, e anunciou que o número de mortos aumentou principalmente na localidade de Bodary (sudeste), com 350 vítimas. Em Barois foram encontrados outros 65 corpos.

Além das chuvas, uma das zonas mais devastadas foi atingida por um tremor de intensidade média (4,4 graus na escala Richter), no sábado, atrapalhando o serviço do socorro internacional aos feridos e arrastados pelas enchentes.

Há temor de epidemias nos dois países, que formam a ilha de Hispaniola, no Caribe, e helicópteros de socorro jogam desinfetantes em Jimani, onde foi registrado o maior número de mortos na República Dominicana.

Canadenses e americanos da força multinacional que opera no Haiti retomaram os vôos de helicóptero sobre os lugares mais afetados, após uma suspensão devido ao mau tempo.

As agências da ONU e ONGs tentam enviar comida, água e medicamentos às cidades de Mapou Belle-Anse (departamento do sudeste do Haiti) e Fonds Verettes (nordeste de Porto Príncipe), as mais afetadas pelas tempestades.

O porta-voz militar americano no Haiti, tenente coronel David Lapan, informou que em 12 ou 14 viagens de helicóptero seriam levados mantimentos e água a ambas cidades, onde centenas de habitantes foram arrastados por uma enchente na segunda-feira.

A Espanha anunciou o envio de 30 toneladas de ajuda esta semana, enquanto a missão de desenvolvimento da ONU na República Dominicana doará cerca de US$ 750 mil para as pessoas que perderam suas casas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;