Cultura & Lazer Titulo
Inclusão digital cresce nas pequenas empresas
Por Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
19/08/2003 | 07:15
Compartilhar notícia


O nível de inclusão digital nas micro e pequenas empresas saltou de 19% para 47% nos últimos dez anos. Essa é a constatação da pesquisa Informatização nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae-SP com o objetivo de identificar o grau de informatização e acesso à Internet, bem como as perspectivas de investimento em Tecnologia da Informação, nesse segmento da economia. O estudo considerou 1.163 corporações em 41 municípios paulistas e detectou que, entre as empresas não-informatizadas (53%), mais da metade (64%) não vê real necessidade ou benefício nessa ferramenta.

As pequenas indústrias têm nível de informatização acima da média, 61%. No setor de serviços, 47% têm pelo menos um computador. No comércio, o nível é de 43%. A pesquisa também revelou que, entre as empresas informatizadas, as atividades mais realizadas são formação de cadastro de clientes (81%), elaboração de documentos (72%) e acesso pela Internet a serviços de bancos, provedores e do governo (66%). Também foram mencionadas atividades gerenciais como controle de estoques (56%), folha de salários e pagamentos (51%), e automação de processos (48%).

Em relação à Internet, o estudo mostrou que 54% das empresas entrevistadas acessam a rede mundial, seja na empresa (38%), fora da empresa com equipamento próprio (4%) ou fora da empresa sem computador próprio (12%).

Fazer futuros investimentos na área de informática não faz parte dos planos de quase a maioria dos empresários. O estudo revelou que 49% não pretende realizar nenhum investimento este ano. Os empresários que desejam investir (19%) pretendem adquirir mais computadores ou atualizar as atuais máquinas (73%), comprar novos softwares (26%), impressoras (22%) e outros periféricos (17%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;