Setecidades Titulo
Eletropaulo procura ‘agricultores’ para hortas
Por Leandro Calixto
Do Diário do Grande ABC
16/11/2005 | 08:12
Compartilhar notícia


Ex-funcionário público, o aposentado Álvaro Claro, de 57 anos, encontrou na agricultura uma forma de passar o tempo. Mais do que isso: reforçou o orçamento com uma horta na avenida Vivaldi, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. “Isso aqui para mim é uma terapia”, diz seu Álvaro, uma das 349 pessoas beneficiadas pelo programa da Eletropaulo que cede áreas embaixo das torres de eletricidade para o cultivo de plantas. Agora, a Eletropaulo quer expandir o projeto de duas décadas e coloca mais de 1, milhão de m² de terrenos sob 145 km de linhas de transmissão em todo o Grande ABC à disposição de interessados.

“A gente quer estabelecer uma parceria com a população. Vamos manter os terrenos limpos e proporcionar uma perspectiva de vida para centenas de famílias”, disse a diretora de Serviços e Patrimônios da Sabesp, Maria do Carmo Marini.

Os terrenos podem ser utilizados para o cultivo de alimentos, plantas ornamentais, viveiros de plantas, paisagismo ou jardinagem, que são comercializados pelos agricultores. O interessado identifica o terreno pretendido e em 30 dias a empresa promete fazer uma análise técnica e legal dos documentos. Se a proposta for aprovada, o contrato é assinado e poderá ser renovado a cada cinco anos.

Além dos 145 km disponíveis, outros 83 km já estão ocupados e foram transformados em hortas na região. Santo André, São Bernardo e Diadema são as cidades onde existem mais áreas para serem cedidas. Já em São Caetano, não há mais terreno disponível.

“Outra questão relevante com a criação das horas é o impacto causado ao meio ambiente. Essas áreas deixaram de ser grandes lixões sanitários”, analisou o presidente da Associação Global Desenvolvimento Sustentável, Nelson Pedroso, 48 anos.

A ONG presidida por Nelson cuida de um cinturão de quase 3 km em São Bernardo. Mais cem famílias trabalham na horta, dividida em lotes. Há mais de 20 anos plantando verduras no terreno, o português José Correa Lopes, 75 anos, considera importante a expansão do projeto. “Muitas famílias serão beneficiadas com isso. Com as horas, ajudamos a manter os terrenos limpos”, declarou o agricultor, que chega todos os dias 4h na horta. A maioria dos terrenos disponíveis pela Eletropaulo está abandonada, cheio mato e entulho.

Para cultivar uma área da Eletropaulo, o interessado deve fazer o pedido em qualquer loja de atendimento da empresa ou via Correios: rua 25 de Janeiro, 320, Luz, São Paulo, CEP 01103-000, aos cuidados da Gerência de Patrimônio. Ou pelo telefone: 0800 7272 120.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;