Política Titulo
Câmara tem eleição para 1ª secretaria
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
13/04/2011 | 07:12
Compartilhar notícia


A sessão de hoje da Câmara de São Bernardo será marcada pela posse de Miranda da Fé (PPS), no lugar de Otávio Manente (PPS), que morreu semana passada, e pela consequente eleição pela função de 1º secretário, que ficou vaga. A disputa promete ser acirrada, com três chapas: uma governista, uma da oposição e outra de centro, grupo que Otávio liderava.

Até a noite de ontem, as conversas na busca de apoio nas três frentes era intensa. A situação só deve ser definida durante a plenária. Se o quadro com o trio de candidaturas persistir, o resultado é uma incógnita.

Isso porque pode haver empate nos número de votos da oposição com a situação: oito para cada lado, além dos cinco do bloco independente, que deve lançar Marcelo Lima (PPS) ao posto. Com a igualdade, haverá segundo turno.

Neste caso, serão preponderantes os votos do G-5 (grupo dos cinco vereadores de centro), que não tiveram apoio nem da situação nem da base contrária ao governo Luiz Marinho (PT). Se persistir o empate, será eleito o vereador mais votado em 2008, conforme prevê o parágrafo 4º, do artigo 6 do regimento interno.

A 1ª secretaria é importante porque o parlamentar tem de assinar, junto com o 2º secretário (no caso, Vandir Mognon - PSB) a maioria dos atos promovidos pelo comandante do Legislativo. Assim, ao compor a mesa diretora, há maior poder de negociação.

Tanto a 1ª quanto a 2ª secretaria e a vice-presidência (Estevão Camolesi - sem partido) foram conquistados por integrantes do G-5, após manobra de Otávio Manente junto à oposição (que ficou com a presidência, sob comando do tucano Hiroyuki Minami), na eleição da mesa diretora em dezembro. Por isso, o quinteto argumenta que o cargo é do PPS.

Além dessa polêmica, na pauta obrigatória está o veto do prefeito ao projeto dos vereadores de oposição e centro (o G-13), que concede até 15% de descontos no IPTU, ante os atuais 5%. A votação também promete ser quente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;