Setecidades Titulo
Mais 4 mil perdem carteira na região
Por Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
12/05/2004 | 00:12
Compartilhar notícia


O Detran (Departamento de Trânsito) divulgou nesta terça mais uma lista de habilitações (carteiras de motoristas) com mais de 20 pontos acumulados por infrações de trânsito. No Grande ABC, são 4.281 pessoas que serão convidadas a entregar a carteira à Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) local, cumprir o período de suspensão determinado para a quantidade de pontos e passar pelo curso de reciclagem. Santo André lidera em nomes incluídos na relação, com 1.466. Esta é a segunda lista de carteiras cassadas divulgada oficialmente pelo Detran este ano. Na região, desde janeiro, 8.141 motoristas perderam provisoriamente o direito de dirigir. Em 2003, o Grande ABC acumulou mais de 12,4 mil carteiras com restrições.

Antes de cumprir as penalizações, porém, o motorista poderá recorrer da notificação que chegará no endereço de cadastro da carteira de habilitação. Para isso, é preciso juntar documentos que justifiquem que a pontuação é indevida, como comprovante de venda do veículo que não foi transferido pelo atual proprietário. Os resultados dos julgamentos são apresentadas ao solicitante em um mês.

No caso de indeferimento do pedido, para regularizar a situação da carteira, o motorista deverá se matricular no curso de reabilitação realizado pelo próprio Detran (gratuitamente) ou procurar um CFC (Centro de Formação de Condutores) para fazer o curso particular. A reciclagem só pode ser feita após o cumprimento da suspensão, que varia de 30 dias a um ano, dependendo da pontuação registrada na carteira. Um mês após a conclusão do curso, o motorista recebe de volta a habilitação regularizada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;