Turismo Titulo
Peregrinos cruzam a Cordilheira dos Andes
Por Da AJB
19/05/2004 | 18:52
Compartilhar notícia


Conhecer o sul do Chile implica saber um pouco mais sobre a história deste país. Habitada pelo povo indígena mapuche (mapu, significando na língua deles, “terra”, e che, “gente”), que resistiu mais de 300 anos à colonização espanhola, a região de Araucaína, ou nona região chilena (correspondente aos nossos Estados), guarda forte influência de seus antepassados.

A capital dessa região, Temuco, filmada por Walter Salles, não abriga em si grandes atrações turísticas; mas, a 112 km dali, brilha a pequena cidade de Pucón, que guarda a imponência do vulcão Villarrica e a suavidade do lago homônimo. É de Temuco, porém, que sai o trem rumo à capital chilena, Santiago.

A segunda região chilena, que abrange o deserto de Atacama, é a maior do país. Costurada pelo rio Loa, único do país que deságua no mar, a planície central é a região mais árida do mundo. Originariamente habitada no litoral pelos changos e no interior pelos atacamenhos, essa região sempre manteve intenso contato com as civilizações andinas, fazendo parte do império inca no século XV.

É possível circular pela região de carro graças às vias pavimentadas e estradas de terra com boa sinalização. A infra-estrutura é variada: há de simples pousadas a hotéis cinco estrelas, como o Resort Explora Atacama.

Hoje é possível conhecer a mina de Chuquicamata, maior mina de cobre a céu aberto do mundo, em visitas guiadas. Para isso, é preciso chegar por lá na parte da manhã, por volta das 8h. Ali, madrugar vale a pena.

A cidade de Calama serve de apoio ao turista que vai explorar a região. Possui aeroporto, bancos, correios, agências, comércio, locadoras de automóveis etc. E fica a 16 km da mina.

Cruzar a Cordilheira dos Andes em direção ao Peru é comum entre os visitantes peregrinos. A geografia é impressionante, com picos e vulcões que ultrapassam 6 mil metros de altura e mantêm neve eterna. As estradas de terra sinuosas e repletas de cascalho, retratadas no filme, nada mudaram desde que Guevara por lá passou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;