Cultura & Lazer Titulo
Grande ABC faz parte da história da Globo
Daniella Grinbergas
Especial para o Diário
27/04/2005 | 12:06
Compartilhar notícia


A TV Globo comemora 40 anos e pode-se dizer que o Grande ABC teve participação nesta trajetória. Da região saíram nomes que hoje fazem parte do primeiro escalão do elenco. Henri Castelli, Luana Piovanni, Sônia Guedes, Milton Andrade, Lucélia Santos, Regiane Alves e Vanessa Gerbelli são alguns. A Fundarte (Fundação das Artes) de São Caetano funcionou como celeiro de artistas. Por lá passaram atores como Cássia Kiss, Fábio Assunção e o diretor Ulysses Cruz.

Milton Andrade foi um dos responsáveis pela criação da Fundarte e a dirigiu por 16 anos, na mesma época em que Cássia Kiss fazia aulas de teatro. “Quem dava aulas para ela era o Silney Siqueira. Um dia ele saiu de uma das aulas, passou na minha sala e disse: ‘Temos aí uma menina que será uma grande atriz’. Eu lembrei bem do sobrenome por ser diferente e depois a vi brilhar”, afirma Andrade que recentemente atuou na minissérie Mad Maria.

O ator Marcos Frota era professor de artes visuais da Fundarte sob direção de Andrade. “No dia em que cheguei na Globo ouvi alguém batendo palmas para mim. Era o Marcos. Fiquei emocionado. Outro grande talento do ABC”, diz o veterano.

Outros talentos da dramaturgia surgiram na região. Ulysses Cruz, o próprio Milton Andrade e Lucélia Santos são bons exemplos. Lucélia, que nasceu em Santo André, mantém laços com a região até hoje. A família da atriz ainda vive na cidade e Lucélia está sempre por aqui. Sônia Guedes nasceu em Paranapiacaba e morou em Santo André até o fim da adolescência. Teve papéis marcantes na Globo como em Malu Mulher e Mulheres Apaixonadas. Recentemente, o dramaturgo Luís Alberto de Abreu, de Ribeirão Pires, assinou, com Luiz Fernando Carvalho, o texto da minissérie Hoje É Dia de Maria.

A apresentadora Angélica, andreense, foi descoberta aos 4 anos e hoje é prata da casa. Depois de muita persistência, acertou no quadro Vídeo Game do Vídeo Show e deverá ganhar um programa só seu na emissora.

Celeiro de talentos

Lucélia Santos - A andreense filha de operários iniciou sua carreira artística cedo. Aos nove anos ouviu no rádio a atriz Cacilda Becker chamar crianças para fazer uma participação em uma de suas peças e descobriu que queria ser atriz. Sua mãe não lhe deu atenção e a estréia no teatro só aconteceu aos 14 anos numa peça infantil na qual substituiu Débora Duarte. Durante sua carreira fez teatro, cinema e televisão. É conhecida internacionalmente pela protagonista de A Escrava Isaura.

Luana Piovani - Durante a  infância morou em Jaboticabal (SP). Mudou-se para São Bernardo em 1988, onde passou a adolescência. Somente quando começava a dar os primeiros passos como atriz mudou-se para São Paulo. Começou sua carreira como modelo, partiu para o teatro, televisão e cinema. Polêmica, a atriz decidiu viajar para o exterior para dedicar-se ao estudo de teatro. Seu último trabalho foi o filme O Casamento de Romeu e Julieta.

Henri Castelli - Nascido em São Bernardo, Henri abandonou a cidade em 1996 para tentar a sorte no Rio. Levou em seu carro apenas roupas e um ventilador. Estreou na TV na minissérie Hilda Furacão e participou de Malhação. Começou em novelas com uma participação especial em Pecado Capital, em 1998. Dois anos depois ganhou seu primeiro personagem em Esplendor, o bad boy Dino. Trabalhou em Um Anjo Caiu do Céu, na minissérie O Quinto dos Infernos e Celebridade.

Fábio Assunção - Nasceu em São Paulo e cursou Publicidade. Um dia viu um anúncio de um curso de teatro na Fundação das Artes, em São Caetano, onde cursou artes cênicas e se profissionalizou. Uma semana depois de ter levado seu currículo à Globo foi chamado para um teste e escolhido para participar da novela Meu Bem Meu Mal. Não parou mais. Em 2000, estreou no cinema com A Hora Marcada, mas seu personagem mais famoso na telona é o detetive Remo Bellini de Bellini e a Esfinge, baseado no livro de Toni Bellotto.

Angélica - Nascida em Santo André, Angélica faz trabalhos para a televisão desde os quatro anos. Aos nove já era modelo e tinha comprado um apartamento. Foi descoberta muito cedo pelo diretor Maurício Shermann. Aos 13 estreou como apresentadora e mantém o cargo até hoje. Depois de idas e vindas, se firmou com o quadro Vídeo Game. Para este ano, a loira deve ganhar um novo programa só seu.

Milton Andrade - Formado em Direito pela PUC/Campinas, foi criador e diretor da Fundação das Artes de São Caetano por 16 anos. Atuou quando jovem e só voltou aos palcos anos mais tarde quando sua filha o convidou para atuar em uma peça que produzia. Ganhou diversos prêmios como o Governador do Estado como melhor ator em O Novo Othelo (1959) e Concurso Literário da sociedade Brasileira de Cultura e Arte de São Paulo (1997).

Vanessa Gerbelli - Natural de São Bernardo, a atriz já era nome conhecido nos principais palcos do país quando teve a oportunidade de atuar na novela Mulheres Apaixonadas, seu segundo trabalho na Globo e o que a levou ao estrelato. Na trama, Vanessa vivia a ex-garota de programa Fernanda, mãe da pequena Salete (Bruna Marquezine). Contratada para ficar no ar por apenas 20 capítulos, Vanessa permaneceu no folhetim até o capítulo 159.

Antônio Petrin – Nascido em Santo André, Petrin é considerado um dos atores mais relevantes do teatro brasileiro, com mais de 45 produções teatrais. Recebeu diversos prêmios ao longo da carreira. Na TV, seus principais trabalhos foram em Corpo Dourado, Chiquinha Gonzaga e Você Decide. No cinema, participou de muitos filmes com destaque para Por Trás da Janela, de

Tata Amaral.

Regiane Alves - A andreense Regiane Alves pisou pela primeira vez na Globo aos 18 anos para fazer teste para a novela Malhação, mas foi reprovada. Determinada desde a adolescência (aos 13 ganhou concurso de beleza em Santo André, vencendo a vontade da mãe), a atriz passou por SBT e Band antes de ser contratada pela emissora carioca. Fez sucesso em Mulheres Apaixonadas, A Muralha e Laços de Família.

Marcos Frota - Ex-professor de artes visuais na Fundação das Artes de São Caetano, o ator teve grandes papéis em novelas da Globo. Em 1991 criou o Grande Circo Popular do Brasil com o qual viajou pelo país discutindo cultura e arte popular. Um dos personagens que mais repercutiu foi Tonho da Lua, em Mulheres de Areia (1993). Atualmente vive o deficiente visual Jatobá em América. É seu quarto papel como deficiente na TV.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;