Economia Titulo
Bolsa incentivará 'aluguel' de ações com bônus
Por
06/04/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Investidores que possuem ações ganharão em breve novo estímulo para alugar seus papéis: a BM&F Bovespa dará bônus de 0,05% ao ano sobre o valor alugado. A iniciativa, prevista para entrar em vigor hoje, foi adiada para 4 de maio, assim como a nova política de tarifas da Bolsa, que pretende ampliar a participação das pessoas físicas, especialmente os pequenos investidores. Além do bônus nos aluguéis, as taxas de negociação e liquidação recuarão de 0,035% para 0,0335% para pessoas físicas.

Hoje, do valor total disponibilizado para aluguel, 29% pertencem a pessoas físicas. O bônus de 0,05% incidirá sobre o valor total das ações alugadas, calculado a partir da cotação média no dia anterior ao do contrato de aluguel. E será depositado em dinheiro, ao final do empréstimo, na conta mantida pelo dono da ação na corretora.

Quem "empresta" a ação é remunerado por uma taxa de juros acertada entre as partes. "É uma operação de renda fixa envolvendo um ativo de renda variável", explica o professor do Ibmec-SP (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), Alexandre Chaia.

Segundo a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), a taxa média do aluguel de ações preferenciais da Petrobras, as mais demandadas para aluguel, foi de 0,30% ao ano nos últimos 15 dias úteis do mês passado. Quanto maior a oferta da ação, menor a taxa de juros que o tomador se dispõe a pagar pelo papel.

Os empréstimos costumam ser tomados por investidores que precisem das ações para certos tipos de negociação, como no mercado de opções. As operações são garantidas por margens depositadas na CBLC, o que assegura a devolução das ações na data acertada, com o rendimento. "É uma operação extremamente segura", afirma o diretor-executivo de Produtos da BM&F Bovespa, Murilo Robotton Filho.

O risco de quem empresta é perder uma boa oportunidade de venda - não há como o proprietário requisitar as ações antes do vencimento da operação. Por isso, o aluguel é recomendado apenas aos investidores que não desejem vender as ações mesmo que o preço dispare no curto prazo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;