Cultura & Lazer Titulo
Grande ABC recebe série de exposições
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
07/05/2005 | 13:15
Compartilhar notícia


Não é sempre que tantas exposições boas ficam em cartaz simultaneamente no Grande ABC como ocorre agora. Há uma série de opções – com entrada franca – que contemplam os mais distintos gostos estéticos, entre as quais os destaques são o 33º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto – Santo André, Gravura: Arte e Técnica em São Caetano e Guarapiranga Lírica, individual de Iracy Nitsche em São Bernardo.

Como é comum em salões de arte, no de Santo André, em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal, o que se vê é um leque formado por trabalhos elaborados em diversas linguagens e com os mais díspares conceitos.

O salão reúne 80 trabalhos como pinturas, fotografias e esculturas selecionados entre cerca de 2 mil inscritos na disputa. Característica evidente na mostra é a exploração das cores.

No saguão do Teatro Municipal há ainda uma mostra paralela que traz obras de artistas do Grande ABC premiadas nas edições anteriores do Salão (iniciado em 1968). Uma bela pintura de Renato Brancatelli representando a urbe, delicados desenhos de D. Estelven, um bem elaborado objeto de Edson Lourenço e uma excelente gravura do mestre Hans Grudzinski (1921-1986) são algumas das mais instigantes obras dessa seção.

Na Pinacoteca de São Caetano a atração é Gravura: Arte e Técnica, prato cheio para apreciadores desta linguagem artística. São sobretudo obras da coleção do mestre impressor Roberto Gyarfi, o Alemão, de Santo André, um dos mais competentes litógrafos do Brasil. Entre elas, pérolas assinadas por gente do porte de Carlos Oswald (1882-1971) e Livio Abramo (1903-1992), pioneiros da gravura no Brasil. Há também obras do acervo da Pinacoteca, composições premiadas nos salões de arte contemporânea da cidade, realizados entre 1967 e 1981. No total são cerca de 60 gravuras.

A individual de Iracy Nitsche na Pinacoteca de São Bernardo conta principalmente com pinturas, mas tem também esculturas e tapeçarias. Em uma série de obras inéditas, em acrílica sobre tela e datadas deste ano, Iracy representou a represa de Guarapiranga, em São Paulo, mas não optou pela crítica à degradação do meio ambiente: buscou a poesia, mostrando a represa de forma colorida e alegre. Além destas 24 pinturas são apresentadas outras 30 obras da artista pertencentes ao acervo da Pinacoteca.

Armando Sérgio Marotti mostra na Câmara de Cultura Antonino Assumpção Memórias de São Bernardo II, uma seleção de 17 desenhos da cidade, simbolizações da arquitetura da cidade nos anos 40 e 50.

English Memories é a intervenção que os artistas plásticos Antonio Valentim Lino e Paula Caetano prepararam para exibir no sótão do Castelinho, construção histórica da Vila de Paranapiacaba recém-restaurada.

No ambiente escuro há uma fotografia sobreposta por várias imagens e fragmentos de imagens de onde partem cabos que sustentam seis representações de corpos em posições variadas, trabalho que causa certa estranheza no visitante.

Por fim, a mostra Santo André a Lápis, de Marcelo Senna, apresentada na Casa Amarela: desenhos da arquitetura atual da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;