Setecidades Titulo
Pro Teste reprova grills e fornos elétricos
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
27/11/2006 | 22:30
Compartilhar notícia


Não precisa ser dona-de-casa para apreciar as vantagens e praticidades oferecidas pelos famosos grills, forninhos e churrasqueiras elétricas. Ao lado das sanduicheiras, todos esses aparelhos cumprem muito bem seu papel de agilizar e incrementar as refeições caseiras. O que pouca gente sabe, porém, é que boa parte dos aparelhos não oferece segurança.

De acordo com uma avaliação feita pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), 16 produtos vendidos no mercado nacional têm problemas em, pelo menos, um item de segurança. São modelos de marcas tradicionais, como Arno, Walita, George Foreman, NKS, Britâni, Fisher e Mallory, entre outras. Para a coordenadora Maria Inês Dolci, o resultado não é surpreendente.

“Infelizmente, alguns eletrodomésticos fabricados no Brasil não priorizam a segurança elétrica. Outros testes já levantaram esse precedente. Acreditamos que o problema está relacionado à nossa legislação, que é permissiva”, acredita a coordenadora.

Segundo a associação, já existe uma lei que estipula cuidados e exige medidas de prevenção dos fabricantes, mas apesar de aprovada em 1998, a determinação ainda não saiu do papel. O texto menciona cuidados relacionados à qualidade dos plugues (capa nos pinos que protege o usuário de levar um choque quando conecta o aparelho à tomada), e presença de revestimentos isolantes.

A mudança poderia tranqüilizar consumidoras como Maria Ivete Lacerda, 35. A assistente administrativa, de Santo André afirma que tem receio em utilizar seu George Foreman Grill. “Nunca tive problemas com o seu manuseio, mas acho que o aparelho é muito potente e, por isso, puxa muita energia. Quando morava em outra casa, precisava desligar o microondas com medo de que os dois juntos pudessem causar uma queda na rede elétrica”, conta.

Mas os problemas que a falta de segurança dos produtos elétricos podem causar são maiores que a queima de um fusível. Curto-circuitos, pequenos incêndios e até queimaduras podem começar com o aquecimento de uma carne no grill, por exemplo.

Para evitar acidentes, os consumidores devem seguir dicas básicas de manuseio, que incluem utilização de luvas térmicas e cuidados de armazenamento (veja quadro). Ao final do teste (que avaliou apenas a segurança elétrica, sem levar em conta a eficácia dos produtos com os alimentos), os melhores classificados foram a sanduicheira G610, da Black & Decker, e o grill EPV-803, da Vicini.

Procuradas pela reportagem, as fabricantes não se manifestaram. A assessoria de imprensa da Arno diz que não comenta os testes da associação e a Black & Decker informou que não recebeu informações oficiais do resultado da pesquisa do Pro Teste.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;