Cultura & Lazer Titulo
Bailado trágico em Mauá
Marília Tiveron
Especial para o Diário
02/09/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


A história repete os clássicos contos de amor, nos quais mocinha e mocinho se apaixonam e realizam o desejo de se casar. Esse enredo será contado através da dança flamenca em Sólo el Tiempo, atração de domingo, às 20h, no Teatro Municipal de Mauá. O espetáculo marca os 25 anos da Cia Quartum Crescente, fundada na cidade.

Inspirada no espetáculo de dança La Novia e interligada à parábola espanhola El Amor y El Tiempo e à poesia de João Pedrão, a apresentação pretende trabalhar com a subjetividade das leituras do público. "No final, deixamos um mistério no ar. Será que o casamento realmente ocorreu? Será que eles ficaram noivos? A história passa esse suspense", explica Ronaldo Morais, diretor artístico do espetáculo.

Ele conta que o trabalho com o figurino, cenário e jogo de luz complementam a densidade da dramaturgia. Cada detalhe é explorado como parte integrante do espetáculo. Em palos (compassos) alegres usam-se roupas com estampas, cores claras e bolinhas. Já nos palos tristes, exploram-se os jondos com cores escuras como o preto e o roxo.

Enquanto os bailarinos se apresentam, o cenário passa por leves mudanças. No primeiro momento, fitilhos de ráfia enfeitam o palco, em seguida flores de laranjeira, intercaladas com pedaços de vestidos de noiva, ficam suspensas no espaço aéreo e laterais. Para terminar, surge a lua.

A Quartum Crescente surgiu originalmente como companhia de teatro, mas, desde 1999, incorporou a dança flamenca e passou a integrar o ritmo, a concentração e a força muscular do estilo no trabalho que já desenvolvia.

"Fazemos o nosso flamenco. É a dança tradicional adaptada ao gingado brasileiro. Por exemplo, usamos a música clássica flamenca, mas, em momentos pontuais, inserimos o berimbau, o pandeiro, instrumentos típicos da nossa cultura", afirma Morais.

Sólo el Tiempo - Teatro. Domingo, às 20h. No Teatro Municipal de Mauá - Rua Gabriel Marques, 353. Tel.: 4555-0086. Ingr.: R$ 15 (antecipado) e R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;