Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 21 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Salão de Humor: Fernandes recebe menção honrosa


Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC

31/08/2003 | 18:25


O ilustrador do Diário Luiz Carlos Fernandes se saiu bem de novo na disputa do tradicional Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o mais importante evento nacional voltado ao humor gráfico.

Em 2001, ele foi o primeiro colocado na categoria caricatura com um desenho do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986). Agora, nesta 30ªedição, Fernandes retratou Zé do Caixão (o personagem do cineasta José Mojica Marins) e recebeu a menção honrosa na mesma modalidade.

A mostra principal do Salão, aberta sábado e em cartaz até 19 de outubro no Armazém 14 do Parque Engenho Central, é composta por 271 trabalhos selecionados entre os cerca de 2 mil inscritos (de autoria de 440 artistas de 30 países).

Os primeiros e segundos colocados em cada categoria, respectivamente, foram: Leandro Spett e Raimundo Rucke Santos Souza (cartum); José Antonio Costa e Evandro Alves (charge); Gilmar de Oliveira Fraga e Luiz Gustavo Guimarães (caricatura); e Evandro Alves e José Antonio Costa (tira).

O Prêmio Unimed, destinado ao melhor desenho sobre o tema saúde, ficou com João Bosco Jacó de Azevedo. E o Prêmio Internet, decidido por meio de votação de internautas, foi para Hector Salas. A premiação somou R$ 16 mil no total.

Menções honrosas foram concedidas também para Erdogan Basol (cartum), Elizeu de Lima Silva (charge), Junior Lopes (caricatura) e Benett Alberto de Macedo e Vinicius José Shindo Mitchell (ambos com tiras).

Na exposição, Fernandes exibe ainda duas charges, um cartum e outra caricatura, esta retratando o artista plástico Aldemir Martins. Outro ilustrador do Diário, Sérgio Ribeiro Lemos, o Seri, também está representado na mostra com dois cartuns e uma tira.

Outros artistas gráficos do Grande ABC também têm trabalhos na exposição: Gilmar Barbosa (duas charges), Deiverson Santana de Souza (um cartum e duas caricaturas) e Mastrotti (uma tira).

O Parque Engenho Central fica na avenida Maurice Allain, 454. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0xx19-3421-3296 ou pelos sites www.magnoarte.com.br e www.piracicaba.sp.gov.br.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;