Política Titulo
Ministro responderá denúncias de jornal; oposiçao quer impeachment de FHC
Do Diário do Grande ABC
25/05/1999 | 09:39
Compartilhar notícia


A denúncia contra o presidente Fernando Henrique Cardoso, feita nesta terça-feira, pelo jornal Folha de Sao Paulo, já está causando as primeiras repercussoes.

Na ediçao desta terça, o jornal afirma que teve acesso a 46 fitas, gravadas ainda no episódio dos grampos telefônicos no BNDES, onde FHC teria afirmado que participou da operaçao para favorecer empresas no leilao da Telebras, em julho de 98.

Segundo o jornal, o presidente teria autorizado o uso de seu nome para pressionar a Previ, fundo de pensao do Banco do Brasil, a entrar no consórcio do Banco Opportunity e da italiana Stet, para fazê-lo vencer a disputa pela Tele Norte Leste contra o consórcio Telemar.

Segundo alguns deputados e historiadores, caso a denúncia seja confirmada, o presidente Fernando Henrique poderá sofrer um processo de impeachment.

Até o momento, o Palácio do Planalto procura demonstrar tranqüilidade frente às denúncias. Segundo informaçoes da rádio CBN, O ministro das Comunicaçoes, Pimenta da Veiga, já está a caminho do Palácio Alvorada onde se reunirá com FHC para discutir o assunto. De acordo com assessores, Pimenta da Veiga, encarregado de explicar as denúncias, dará uma resposta "firme" ao jornal.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) declarou nesta manha que se as denúncias forem mesmo verdadeiras, ele será o primeiro a apoiar um processo de impeachmetn contra o presidente. "Se as fitas forem verdadeiras, ficará provado que Fernando Henrique nao tem caráter", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;