Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 18 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Um mergulho
na história

Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Semana Nacional dos Museus é comemorada
na região com programação especial


Miriam Gimenes

17/05/2015 | 07:00


Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, que é amanhã, acontece, desde 2003, uma semana dedicada ao ‘templo cultural’ nacional. Dos dias 18 a 24 de maio, 609 municípios brasileiros – entre eles três do Grande ABC –, terão programação especial com exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas. Esta é a 13ª edição do evento, organizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

A começar por Santo André, que fará a programação da cidade no Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (Rua Senador Fláquer, 470). No dia 20, das 14h30 às 16h30, terá a Contação de Histórias Afroandreenses, com participação da Afro Escola Criativa. À noite, das 19h às 20h30, será realizada a atividade Ponto Corrente – Compartilhamento de processo de dramaturgia, com a dramaturga Adélia Nicolete.

No dia 21, das 14h30 às 16h30, o ambientalista Rafael Monico participará do encontro Meu Meio Ambiente, no qual proporá desmistificar o que é desenvolvimento sustentável e facilitar o entendimento e a necessidade de sua prática cotidiana.

E no encerramento da semana, no sábado, das 9h às 12h, será realizada mais uma edição do Roteiro Cultural, atividade organizada em conjunto com a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, no qual os participantes percorrem a pé espaços da memória e das artes plásticas na cidade.

Em São Caetano, a comemoração será na Fundação Pró-Memória (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255). O destaque da programação vai para a exposição que segue até 20 de junho: Quatro Décadas, uma coleção – Mostra de Acervo da Pinacoteca Municipal. Trata-se de uma seleção especial de obras produzidas entre as décadas de 1970 e 2000, com diferentes linguagens. Outra mostra, Um lugar, uma história: A Cerâmica São Caetano, tem oito painéis fotográficos, objetos e dados cronológicos referentes aos principais episódios da trajetória da cerâmica no município. Um minidocumentário complementa a exposição, com depoimentos de ex-funcionários. Esta será na Praça do Forno do Espaço Cerâmica (Rua Casemiro de Abreu).

No Museu Histórico Municipal Família Pires (Rua Miguel Prisco, 286), em Ribeirão Pires, a programação começa amanhã, às 19h, com a palestra O Papel dos Museus e a Preservação da Memória, ministrada por Nilo de Almeida (Sisem/Museu de Santo André). Também terão palestras sobre a cultura indígena, com a participação do cacique historiador indígena Tukumbó Dyieguaká Robson Miguel, da tribo Itaoca, e do museólogo e pesquisador Júlio Abe Wakahara.

Tome nota

Em Santo André, no sábado, das 9h às 12h, será realizada o Roteiro Cultural, atividade organizada em conjunto com a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, no qual os participantes percorrem a pé espaços da memória e das artes plásticas na cidade. No roteiro, que inclui Museu, a Casa do Olhar e o Centro Cívico, são visitados o 43º Salão de Arte Contemporânea, o Tríptico de Burle Marx e a Pinacoteca. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo telefone 4427-7297 ou pelo e-mail museu@santoandre.sp.gov.br.

Se quiser participar das palestras de Ribeirão Pires, as vagas são limitadas. Portanto, deve-se fazer a inscrição pelo site da Prefeitura (www.ribeiraopires.sp.gov.br) até a data de cada palestra (relação também está no site). A Secretaria de Cultura e Turismo também emitirá carta de participação para quem precisar comprovar presença.

Em São Caetano, as exposições no Pró-Memória funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h. Já a que trata sobre a cerâmica, de terça a sábado, das 14h às 17h. O agendamento pode ser feito pelo telefone 4223-4780.   



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;