Economia Titulo
Mercado latino-americano amplia compra de aço da China
05/11/2007 | 07:11
Compartilhar notícia


Depois de invadir o mercado de produtos de consumo, os chineses começam a alcançar a indústria de base da América Latina.

As siderúrgicas latino-americanas, incluindo as brasileiras, lançaram na semana passada um alerta sobre o risco de os chineses ocuparem rapidamente o mercado do aço na região. Pelos dados compilados de importação em agosto, isso já pode ter começado.

Relatório do Instituto Latino-Americano de Ferro e Aço (Ilafa) mostra que em agosto a China exportou para a América Latina 315,9 mil toneladas de aço, mais do que o dobro do volume que ingressou na região em julho, 149,4 mil toneladas.

A principal preocupação do Instituto decorre do fato de que no mesmo período as exportações chinesas para o mundo caíram de 5,94 milhões para 5,16 milhões de toneladas.

“É preocupante. A China deixou a condição de importadora de aço e se tornou nos últimos anos uma grande exportadora. Há três anos, ela comprava cerca de 35 milhões de toneladas e neste ano deve exportar 55 milhões”, diz o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), Marco Polo Lopes.

Os efeitos no Brasil já podem ser sentidos. A Mercotubos, uma das quatro maiores distribuidoras de tubos de aço no Brasil, retardou investimentos nos últimos dois anos devido ao avanço dos chineses no mercado brasileiro.

“Os importadores ofertam produtos a preços muito baixos. Nossa oferta é de US$ 2,50 o quilo do tubo de aço. Os revendedores chineses oferecem a US$ 1” diz Murilo Cavaleiro, gerente-comercial da Mercotubos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;