Com o objetivo de aumentar sua participação no segmento dos sedãs médios que custam entre R$ 75 mil e R$ 90 mil, a General Motors traz para o mercado o Vectra Elite (topo de linha) com motor 2.0 8V FlexPower, o mesmo que equipa as versões Expression e Elegance.
O modelo é simplesmente uma opção "amansada" do Elite 2.4 16V, também bicombustível, disponível no mercado desde 2005.
E a estratégia da montadora para alcançar seu objetivo é simples: diminuir a motorização para reduzir a carga tributária e, conseqüentemente, baixar o preço final do produto. A versão 2.4 16V sofre uma incidência de 18% do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), enquanto a 2.0 8V leva uma "mordida" menor de 11%. Essa diferença de carga tributária, nos cálculos da própria GM, reduz o preço do carro em cerca de R$ 5.000.
O Vectra Elite 2.0 8V debuta com preço de entrada de R$ 76.527. A versão mais potente (2.4 16V), por sua vez, custa R$ 81.732.
É importante destacar, no entanto, que a diminuição do preço se deve somente à tributação menor. O comprador, na realidade, não ganhou nenhum "desconto" pela perda de potência do propulsor. O 2.4 16V desenvolve 146 cv de potência, quando abastecido com gasolina, contra 121 cv do 2.0 8V – diferença significativa de 25 cv.
No quesito equipamentos de série, as duas versões são idênticas, com acabamento em couro, câmbio automático de quatro velocidades, air bags frontais e laterais, ar-condicionado digital, computador de bordo & check control, direção hidráulica, freios ABS, EBD, CD Player com MP3, piloto automático, entre outros. Destaque para o aparelho GPS, que agora vem de fábrica na versão Elite, assim como já acontece com os modelos Vectra GT e GT-X.
Mercado - De acordo com Samuel Russell, diretor de marketing da GM, com essa reestruturação do Vectra Elite a participação da montadora no segmento dos sedãs médios com valor entre R$ 75 mil e R$ 90 mil deverá ultrapassar a casa dos 7%.
Atualmente, entre os sedãs médios com preço entre R$ 45 mil e R$ 75 mil, a GM detém 42% do mercado interno. Nesta faixa, a montadora conta com três modelos: Vectra Expression; Vectra Elegance e Astra Sedan.
Russell espera que em 2008, as vendas do modelo, juntamente com o GT, ultrapassem a marca das 55 mil unidades. Com o Elite 2.0 8V, a projeção é de que sejam comercializados 600 Vectras (300 Elite) mensalmente.