Internacional Titulo
Iraque deverá listar itens de seu arsenal
Por Da AFP
27/11/2002 | 12:04
Compartilhar notícia


A próxima tarefa do Iraque para evitar a guerra, depois de conseguir nesta quarta-feira a retomada das inspeções dos técnicos em desarmamento da ONU (Organização das Nações Unidas), é entregar uma declaração completa do seu arsenal até dia 8 de dezembro, mesmo tendo Bagdá garantido não dispor de armas de destruição em massa.

A ONU precisará de muito tato para realizar a missão de verificação das armas proibidas, sobretudo porque o controle internacional estava suspenso desde 1998. A missão anterior da ONU, acusada de parcialidade pelos iraquianos, teve que deixar aquele país, que sofreu em represália quatro dias de intensos bombardeios americanos.

"Caberá a Blix estabelecer a verdade", disse um diplomata europeu, referindo-se ao papel determinante do diretor da missão da ONU no Iraque, o sueco Hans Blix, especialista em desarmamento. O chefe da Unmovic (Comissão de Controle, Verificação e Inspeção da ONU) será um dos destinatários da declaração que os iraquianos terão que preparar até 8 de dezembro. A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e o Conselho de Segurança da ONU também receberão o documento.

Não há nenhum indício até o momento de que os iraquianos pretendam apresentar a declaração antes do prazo final, disse o porta-voz da ONU em Bagdá, Hiro Ueki. O documento iraquiano deve, como exige a resolução 1441 do Conselho de Segurança da ONU, estabelecer "uma lista atualizada, exata e completa".

"A declaração de 8 de dezembro é uma etapa essencial do desarmamento", declarou hoje um diplomata em Bagdá. "Temos que saber o que acontece no Iraque. Há zonas nebulosas, principalmente nos campos biológico e balístico", disse o diplomata, que pediu para não ser identificado.

Para os Estados Unidos, não há dúvidas sobre os esforços do Iraque para se rearmar. "Desde que as inspeções terminaram, em 1998, o Iraque continuou seus esforços no campo das armas químicas, retomou seu programa de mísseis e investiu ainda mais em seu programa de armas biológicas", destacava em outubro um relatório da CIA (agência de inteligência americana).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;