Economia Titulo Selic
Henrique Meirelles sinaliza mais cortes na taxa básica de juros
Por Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
14/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Embora sinalize novos cortes na chamada Selic, a taxa básica de juros utilizada como referência para os juros praticados no mercado, Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, não se mostra incomodado quanto ao custo do crédito e o spread bancário praticado no País.

Apesar de fortemente criticado pela totalidade dos setores produtivos, o Banco Central tem mostrado uma política cuidadosa, de cortes lentos e redução gradual dos juros. As pressões dos setores industriais e comerciais não abalam o discurso de Meirelles. "Estamos trabalhando para um crescimento sustentável, sem aquele desequilíbrio que víamos anteriormente", afirmou o presidente do Banco Central durante o fórum promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). "É claro que vão discordar. Não existe consenso e Nelson Rodrigues já dizia que toda unanimidade é burra."

Não é o que pensa o governador do Estado de São Paulo, José Serra. "Dentro de um contexto de deflação como o nosso, é um exagero manter essa política monetária que vemos hoje", reclama. Para ele, a grande falha está justamente na morosidade das decisões que vêm de Brasília. "O Brasil falhou na política monetária. Entramos muito atrasados nas medidas de combate à crise", comenta. "O Banco Central pode entrar no Guiness (livro dos recordes) como recorde de demora para ação diante da crise. Levaram seis meses para esboçar uma política monetária apropriada."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;