Esportes Titulo Corrida
Prova de Reis retorna às origens
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
11/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A mais antiga e tradicional corrida de rua do Grande ABC, a Prova de Reis de São Caetano, volta às suas origens e na 32ª edição não contará com a participação de atletas estrangeiros. Mesmo assim, a competição manterá um nível técnico elevado.

Neste ano, 1.395 atletas (entre amadores e profissionais) largam na Avenida Kennedy (em frente ao Abreveb), às 9h, para percorrer os dez quilômetros do percurso, desenvolvido em sua maior parte em terreno plano, passando pelas Avenidas Kennedy e Goiás, com chegada no mesmo ponto de partida.

A meteorologia prevê tempo bom, ao contrário do ano passado, quando uma fina garoa marcou a prova, vencida pelo pernambucano Ubiratan dos Santos, em pouco mais de 29 minutos. Na prova feminina, a campeã foi Edielza dos Santos.

Neste ano, além dos estrangeiros - principalmente os quenianos - os vencedores do ano passado também não estarão na prova brigando pelo bicampeonato.

Com isso, o favoritismo entre os homens fica para Israel dos Anjos, campeão em 2002 e 2003, quando o percurso tinha 12 quilômetros. Na prova feminina, o grande nome é Adriana Aparecida da Silva, líder do ranking brasileiro de corridas de rua de dez quilômetros.

RECORDES - Os organizadores apostam também na quebra de recordes da prova. As melhores marcas pertencem a Valdenor Pereira dos Santos, que em 1992 cruzou a linha de chegada com o tempo de 28min53. Já no feminino, o recorde pertence a Maria das Graças Silva, que em 1998 chegou com 33min39.

Valdenor e Maria das Graças conquistaram suas marcas numa época em que o percurso era bem mais complicado que o atual. Quando os competidores enfrentavam as subidas das ruas Cavaleiro Ernesto Juliano e Oriente.

ESTRUTURA - A 32ª Prova de Reis, organizada pela Secretaria de Esportes e Turismo, contará com a participação de um verdadeiro batalhão de apoio. Ao todo, serão 500 pessoas, entre dirigentes esportivos, agentes de trânsito, da Guarda Municipal e da Defesa Civil.

O trânsito será interrompido na Avenida Kennedy. Na Goiás, será bloqueado durante a passagem da prova, e liberado em seguida.

PREMIAÇÃO - Os três primeiros colocados em cada uma das oito categorias para homens e sete para mulheres serão contemplados com troféus. Haverá ainda premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados na classificação geral, tanto no masculino, quanto no feminino. Todos os atletas que completarem o percurso levam medalha de participação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;