Memória Titulo Memória
Futebol em construção

No encerramento da 3ª Semana São Bernardo, um exercício aos esportistas da cidade...

Ademir Medici
11/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


No encerramento da 3ª Semana São Bernardo, um exercício aos esportistas da cidade: identificar a foto de hoje, do saudoso Estrela Futebol Clube, cujo campo ainda existe nos altos de Nova Petrópolis. E há uma explicação.

José Roberto Camargo traçou, aqui em Memória, um perfil de antigos times do bairro Nova Petrópolis: Nacional, Universo, Koppers, Estrela. A série encontrou grande repercussão. Foi quando recebemos a mensagem a seguir:

BOLEIROS

Li a reportagem sobre o futebol em São Bernardo. Joguei muita bola no campo da Monsanto (ex-campo da indústria Koppers, este também extinto). Tinha 12 ou 13 anos e ficava assistindo aos jogos de sábado.

Meu avô materno, Vicente Gaeta, ajudou a fundar o XX de setembro, e meu pai, Atílio Pereira, jogou no Estrela FC.

Tinha uns cinco anos e acompanhava meu pai aos jogos no campo do Brasil, em Nova Petrópolis. Saudades de um tempo que não volta mais.

Flavio Pereira

Diante da mensagem, pedimos ao Flávio uma foto dos tempos do Estrela. E ele nos enviou. Mas falta a identificação do time todo. Este é o desafio, deixado aos prezados esportistas são-bernardenses.

Também o Cyro Cassettari tem fotos dos times de Nova Petrópolis. Memória está aberta à publicação, hoje e sempre.

E aguardem: logo, logo, iniciaremos a publicação da 4ª Semana São Bernardo. Com uma grande surpresa a todos, em especial aos que trabalham ou trabalharam na Volkswagen entre as décadas de 1960 e 1980. Até lá.

EM DEFESA DO ARQUIVO PÚBLICO – final

Os desafios

Depoimento: Izaias José de Santana, coordenador do Arquivo Público do Estado

Os documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo são o nosso tesouro. Aliás, o que não está aqui (no Apesp), deveria estar. Porque, em algum momento, saíram.

Temos alguns desafios:

1 – Localizar os processos que aqui estavam.

2 – Fortalecer mais as ações junto aos municípios.

3 – Dar ênfase aos documentos que só o Arquivo do Estado têm.

Além dos documentos próprios da administração pública, temos outros acervos, como os de jornais e revistas. Eles têm a sua importância. Mas são atividades que outros órgãos também desenvolvem; essas publicações podem ser buscadas em outras hemerotecas.

Mas o documento oficial do governo paulista aqui guardado é a joia maior – razão maior da existência de uma das mais antigas repartições do Estado.

Reencontro rhodiano

Neste domingo, dia 14, das 12h às 18h, gente que trabalhou na Rhodia Química se encontra em Santo André, em restaurante da Avenida das Nações, em Capuava. Objetivo: reencontrar os amigos, matar a saudade, se divertir, relembrar os bons tempos.

Conhece alguém que trabalhou na Rhodia? Por favor, convide-o a participar.

Dúvidas, é só ligar: Edgar, 98776-4735; Zé Liberato, 3969-9536; Miyuki Okayama, 99871-6674. Almoço self-service no valor de R$ 15.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 11 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5619

Primeira Página – A história de um menino de São Caetano, da Vila Gerty, que subiu no telhado de sua casa e recusou-se a descer, sendo salvo por bombeiros.

Futebol – Pelo Campeonato Paulista, em Taubaté: Taubaté 0, Santo André 1, gol marcado por Barbosa.

Em 11 de setembro de...

1914 – Primeira Guerra. Manchete do Estadão: os alemães partem para a Polônia em auxílio dos austríacos.

1939 – Dom Nelson Westrupp nasce em São Luiz, município de Imaruí (SC). Desde 29 de novembro de 2003 é bispo diocesano de Santo André, com abrangência sobre toda a região. Hoje, às 19h, na Catedral do Carmo, será celebrada uma missa pela passagem do seu aniversário.

1974 – Prefeito Antonio Pezzolo apresenta o planejamento global do sistema viário de Santo André, idealizado por técnicos municipais sob a orientação do engenheiro Sérgio Then de Barros.

- Prefeito Gilson Menezes anuncia a triplicação da rede de distribuição de água em quatro meses em Diadema. Apenas 15 mil domicílios possuíam água encanada.

- Escola Técnica Industrial Lauro Gomes de Almeida, a ETI de São Bernardo, anuncia pacote de festejos para comemorar seus dez anos de funcionamento.

- Prefeitura de São Caetano inicia a derrubada de obelisco defronte ao Paço para o alargamento da chamada nova Avenida Goiás.

1989 – Aberto em Diadema, na Biblioteca Municipal, o 6º ciclo de palestras sobre os 100 anos de emancipação do Grande ABC, iniciativa do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória).

Hoje

- Dia do Árbitro Esportivo

- Dia da Lei da Imprensa

- Dia do Cerrado

- Dia Internacional da Paz (ONU)

Santos do dia

- São João Gabriel Perboyre (1802-1840). Bem-aventurado. Sacerdote francês, foi enviado como missionário à China. Ali foi sacrificado e morto.

- Dídimo

- Diomedes

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Itapuí, elevado a município em 11-9-1913, quando se separa de Jaú; e Marabá Paulista, elevado a município em 1954, ao se separar de Presidente Venceslau. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;