Política Titulo Ribeirão Pires
Saulo Benevides fala em rever Lei Cidade Limpa
Por Erica Martin
do Diário do Grande ABC
14/08/2012 | 07:18
Compartilhar notícia


O peemedebista Saulo Benevides, candidato à Prefeitura de Ribeirão Pires, disse que irá rever a Lei Cidade Limpa, implementada desde março de 2011 e que padroniza a colocação de placas publicitárias nos comércios com o objetivo de diminuir a poluição visual. O postulante, que já ocupa o quarto mandato como vereador, votou contra o projeto do Executivo quando apreciado pela Câmara.

Saulo disse que, se for eleito, organizará debate para ouvir a opinião de todos os envolvidos: comerciantes, profissionais que confeccionam faixas e letreiros (que registraram queda na demanda de material publicitário), além da população. "A visibilidade até melhorou, mas tem a questão econômica, o faturamento dos comércios caiu. Para se ter ideia, em outras cidades, como na Capital (onde a lei existe desde 2007), a redução foi de 20%."

Para o peemedebista, os lojistas deveriam ter compensação financeira para diminuir os prejuízos diante da padronização dos anúncios, como a redução de impostos e até descontos para emissão do alvará de funcionamento.

O candidato também criticou a forma como a atual gestão aplicou a lei. Para ele, antes da implementação das regras, seria impreterível elaborar campanha para incentivar o consumo dos munícipes dentro da cidade. "O comerciante local já tem dificuldades, já que a população não tem o costume de consumir na nossa cidade. Quem quer fazer compras vai de trem para o shopping ou para o Brás (bairro com comércio popular na Capital) e, ao criar a Cidade Limpa, a publicidade dos lojistas é ainda mais limitada." De acordo com pesquisa elaborada pelo Observatório Econômico, da Universidade Metodista, entre 422 entrevistados, apenas 2,1% preferem fazer compras em Ribeirão Pires, enquanto em Santo André o percentual é de 26,3%.

São Caetano é outra cidade que aplica a Cidade Limpa. Entretanto, candidatos ao Paço também falam em rever a norma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;