Política Titulo
Darronqui dribla pressão e mantém candidatura
Juliana Gattone
Do Diário do Grande ABC
21/02/2004 | 20:21
Compartilhar notícia


Embora a pressão do prefeito de São Caetano, Luiz Olinto Tortorello (PTB), tenha surtido os efeitos desejados em alguns integrantes da administração, o coordenador Iliomar Darronqui (PL) diz que seguirá em frente como pré-candidato à Prefeitura. Em janeiro, o prefeito convocou todos os integrantes a apoiarem o candidato do governo, o diretor de Sáude e Vigilância Sanitária, José Auricchio Júnior (PTB). Quem não concordasse deveria entregar o cargo. A pressão funcionou com o diretor de Transportes e Vias Públicas, Moacir Guirão (PP), que resolveu desistir da pré-candidatura.

Segundo Darronqui, ele será candidato a prefeito porque atendeu ao chamado de vários segmentos da sociedade – como indústria e comércio. “O PL de São Caetano, em pré-convenção, escolheu-me como pré-candidato. Além disso, tenho apoio do vice-presidente da República, José Alencar, do presidente nacional do partido, o deputado federal Valdemar Costa Neto, do presidente regional, Tadeu Candelária, e de toda bancada do PL na Assembléia Legislativa. Por isso, não posso me furtar de disputar a eleição.”

Questionado sobre seu futuro na administração Tortorello, Darronqui disse que ainda não foi chamado para uma conversa com o prefeito, mas explicou que o PL tem um acordo político com o PTB, firmado a partir do segundo mandato do prefeito, em 1996. “Em 1996, quando Tortorello foi candidato, fui convidado para prestar apoio. E nesse apoio iríamos participar da administração. O PL participou do acordo, que será mantido até dezembro de 2004, e foi combinado que assim que terminasse o mandato de Tortorello, o candidato apoiado pelo grupo seria Iliomar Darronqui.”

O coordenador explicou que essa é a posição do partido. “O PL em São Caetano sai com candidato próprio”, afirmou. “Se Tortorello quer pegar o cargo do lliomar ou de outro liberal, é de foro íntimo do prefeito. Nosso partido cumpriu todos os acordos.”

De acordo com Darronqui, Tortorello nunca falou para ele que Auricchio seria o candidato. “Ele pode até falar para outras pessoas, mas para mim ainda não disse. O nosso acordo foi firmado, e como ele é muito meu amigo, acho que me chamará para conversar.”

O coordenador comentou que, agora, em São Caetano, há apenas três candidatos confirmados para as convenções: Darronqui e os vereadores Tite Campanella (PFL) e Hamilton Lacerda (PT).

História – Darronqui disse que São Caetano tem história política e que antes de ser prefeito, o político tem de passar pela Câmara. “Todos os prefeitos da cidade, até hoje, foram vereadores. Eu fui 12 anos vereador, 14 anos secretário de Obras, três anos e meio diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto), dois anos diretor de Serviços Municipais e hoje coordeno as Pastas de Urbanismo, Obras, Habitação, Meio Ambiente e Turismo. Fui também vice-prefeito e assumi por duas vezes na ausência do prefeito. Já passei por tudo como político”, disse. O coordenador afirmou conhecer a administração pública e o município de São Caetano em todos os aspectos. “Conheço por ar e por terra os problemas da cidade e sei como resolvê-los. Sinto-me preparado para administrar. Tenho certeza que após a convenção vamos ganhar as eleições.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;