Internacional Titulo
Bilionário Warren Buffett doará 85% de sua fortuna à caridade
Por Da AFP
25/06/2006 | 21:28
Compartilhar notícia


O americano Warren Buffett, segundo homem mais rico do planeta depois de Bill Gates, pretende doar 85% de sua fortuna, estimada em mais de 40 bilhões de dólares, a organizações de caridade, informou neste domingo a revista Fortune.

O bilionário de 75 anos disse numa entrevista à revista que começará a doar 85% de suas ações na empresa de investimento Berkshire Hathaway a partir de julho. "Sei o que quero fazer e é bom começar", declarou à Fortune.

As ações irão para cinco fundações, entre elas a de Bill e Melinda Gates, que receberá mais de 80% do total.

A fundação Gates tem um orçamento de cerca de 30 bilhões de dólares destinados à pesquisa médica de doenças infecciosas nos países em desenvolvimento, assim como a bolsas de formação.

Buffett e Bill Gates, co-fundador da Microsoft, a empresa líder mundial em programas de informática, são amigos próximos. Bill Gates, de 51 anos, anunciou em meados de junho que deixaria progressivamente suas funções na direção do grupo até 2008 para se dedicar inteiramente à sua Fundação de caridade. Este ano, a revista Fortune calculou a fortuna de Buffet em cerca de 44 bilhões de dólares e a de Bill Gates, em cerca de 50 bilhões.

Verdadeira encarnação do sucesso americano, Buffett começou do nada nos anos 1950 e construiu tranqüilamente seu eclético império, a ponto de se transformar num verdadeiro "guru" do investimento. A tática de Buffet: o investimento tranqüilo, longe das ofertas hostis e dos "golpes" na bolsa dos corretores de Wall Street.

Apelidado de "Oráculo de Omaha", nome do lugar no estado de Nebraska (centro) onde vive desde 1956, Buffett sempre investiu a longo prazo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;