Política Titulo SERVINDO DE EXEMPLO
Prefeito do Recife visita Sto.André para conhecer políticas inclusivas

Moeda Verde, que troca lixo reciclável por hortifrúti, é um dos programas

Da Redaçao
04/07/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Políticas públicas inclusivas e sustentáveis implementadas em Santo André continuam a servir de modelo para outros municípios. Na tarde de ontem, o prefeito de Recife, João Henrique Campos (PSB), e a deputada federal, Tabata Amaral (PSB), estiveram na cidade para conhecer o programa Moeda Verde, iniciativa que troca resíduos recicláveis por alimentos frescos, como frutas, legumes e verduras. A iniciativa está presente em 22 comunidades do município.

Já o programa de revitalização e implantação de áreas de lazer nas comunidades, com campo sintético, quadras poliesportivas, área de alongamento, espaço pet, pista para caminhada, academia ao ar livre, iluminação em LED e acessibilidade também atraiu a atenção da dupla, que foi recepcionada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB) e pela primeira-dama, Ana Carolina Serra (Cidadania), em um destes espaços, no bairro Cidade São Jorge.

“Foi uma honra recebê-los e estabelecer esta troca de vivências, que faz com que as políticas públicas desenvolvidas aqui sejam cada vez mais inclusivas e melhores para todos e todas. Esses programas estão transformando a vida da nossa gente e estimulam a qualidade de vida e o convívio social”, comentou Paulo Serra.

O objetivo do encontro foi conhecer melhor a logística de funcionamento do programa andreense que estipula sustentabilidade e garante a segurança alimentar de milhares de famílias. O Moeda Verde, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Semasa, foi criado em 2017 e, desde então, tem inspirado e atraído representantes de municípios de todo o País. 

“Tomei conhecimento desses dois projetos de políticas públicas que transformam a vida das pessoas e quis conhecer para implantar esse modelo de sustentabilidade e segurança alimentar também na minha cidade, em Recife”, pontuou o prefeito pernambucano, João Campos.

RECENTEMENTE

Moradores do Núcleo Pintassilva receberam a visita de representantes da Prefeitura e da Câmara de São Carlos, cidade do Interior de São Paulo, e representantes de Leme, que estiveram nas trocas do Núcleo Homero Thon, acompanhando o programa com o objetivo de implementar projeto semelhante, fortalecendo a gestão de resíduos sólidos.

O Moeda Verde é uma iniciativa transversal, que trabalha questões de sustentabilidade, redução da pobreza e combate à fome. Os resíduos recicláveis recolhidos são encaminhados às cooperativas de reciclagem da cidade, parceiras do Semasa, o que contribui para melhorar a renda de mais de 120 famílias que trabalham nos locais. Ainda, o Moeda Verde permitiu a recuperação de locais que sofriam sistematicamente com o descarte irregular de resíduos. 

Desde o início das ações, em 2017, mais de 644 toneladas de resíduos recicláveis foram entregues pela população. Em troca, quase 129 toneladas de alimentos frescos foram distribuídos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;